ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

18 de setembro de 2011

Arquiteturas de computadores

PC vs MAC

Olá galera, obrigado por ler este artigo, hoje vamos falar um pouco sobre arquiteturas de computadores, na verdade seria uma atualização de um artigo nosso já publicado.
Quando falamos de arquiteturas de computadores, estamos nos referindo à construção de um computador, e seus componentes em si.
Podemos relacionar à construção de uma casa.
Quando falamos de arquitetura civil, estamos falando em construção de moradia.
Para construir uma casa, pensamos em qual tipo de madeira será utilizada, qual a marca das portas, telhados, cal, cor da cerâmica, tipo da areia e assim por diante.
Com o computador não é diferente, quando falamos de arquitetura de computadores, estamos nos referindo diretamente à construção de computadores.
Podemos montar nosso microcomputador de acordo com nossas necessidades, e da mesma forma do exemplo citado, escolhemos as configurações e a marca dos componentes que farão parte de nosso PC.
Nas décadas de 50 a 70, grandes fabricantes de computadores disputavam no mercado.
Estes computadores apresentavam incompatibilidade entre si tanto na parte física (hardware) quanto na parte lógica (software).
Precisava-se de uma padronização desses computadores para reduzir estas incompatibilidades a nível de hardware e software.
Na década de 80 existiam basicamente duas arquiteturas: o PC, desenvolvido pela IBM e o MAC desenvolvido pela Apple.
O motivo do padrão IBM PC ter se popularizado em grande escala foi o custo, uma vez que eram mais baratos que o padrão (família) MAC, e outra característica do padrão PC é sua arquitetura, que por sinal, é aberta.
Já falamos em nosso artigo sobre arquiteturas de computadores: aberta e fechada.
Só relembrando, a arquitetura aberta permite que vários fabricantes desenvolvam componentes com base num padrão já definido, dando a opção de escolha ao usuário sobre de qual fabricante ele pretende comprar determinado componente.
Ao contrário da arquitetura aberta, temos a arquitetura fechada que não permite que outros fabricantes desenvolvam componentes para tal padrão, é o caso da Apple.
Concluindo, há uma diferença entre PC e MAC, se você possui um computador da Apple, é politicamente errado dizer que você tem um PC, e vice-versa, pois, como vimos, são padrões de arquiteturas diferentes e com características próprias.

Para entender melhor leia:

Arquitetura aberta e fechada.
(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!