ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

21 de novembro de 2011

O que é Kernel?

O que é um Kernel e qual a sua importância?


Defini-se por Kernel o núcleo de um sistema operacional, ou seja, a parte principal deste.
Ele é o intermediário entre o hardware e os programas executados pelo computador. O Kernel é a base do sistema operacional e o usuário nem se dá conta da existência dele, isso se deve à sua importância, por isso ele é considerado o cérebro do S.O.
Observe o esquema abaixo:
O kernel gerencia os recursos do sistema, permitindo que outros programas façam uso deles.
Também pode ser entendido por um grande organizador, pois é responsável por garantir o acesso dos programas aos recursos, tais como memória RAM, compartilhamento concorrente, contudo, sem afetar a integridade da máquina.
Para simplificar ainda mais, comparamos o kernel com um motor de carro, ou seja, sem um motor um carro não anda, e sem um núcleo (kernel) o computador e o sistema operacional não funcionam, pois o kernel é a estrutura do sistema operacional.
Costumamos generalizar o termo Kernel por sistema operacional, explicando: quando lemos que o sistema operacional é responsável por gerenciar recursos do computador, este é um exemplo de generalização, isto é, definimos tudo por sistema operacional, mas na verdade, quem gerencia os recursos do computador é uma parte do sistema operacional denominado núcleo (kernel).
Em resumo, o kernel é o componente central do sistema operacional, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema, permitindo que outros aplicativos (programas) usufruem destes recursos, sendo responsabilidade do núcleo oferecer formas de acessos à estes recursos.
(Por ClipaTec Informática)

1 comentários:

  1. De fato, o Kernel é a parte mais básica do sistema, contudo, responsável por se comunicar com o Hardware.

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!