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22 de fevereiro de 2012

SEO e as Redes Sociais - Parte 1

seo
Confira os artigos de nossa série Time To Learn, e acompanhe.
Olá amigos. Há um bom tempo estava preparando este artigo para vocês.
Muitas pessoas me perguntam a cerca de SEO, como aparecer nos primeiros resultados da Google, como aumentar o número de visitas e até mesmo como ganhar dinheiro com site.
Tudo isso se resume em uma única palavra: SEO.
Para conseguir sucessos nos fatores citados, deve-se investir em SEO.
Mas o que é SEO? Por que devo dar tanta importância para isso? É simples ou complicado?
Muito bem, as respostas para estas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.
Para início, SEO (Search Engine Optimization - Otimização de sites para Motores de Busca), pode ser definido por um conjunto de técnicas ou estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nos resultados naturais (orgânicos) nos sites de buscas.
Exemplos de sites de busca (Motores de busca) mais conhecidos são o Google, Bing e Yahoo.
Segundo uma fonte do site Terra, acessado do dia 21 de fevereiro de 2012, as 15:00, mais
de 20 milhões de novos sites surgem em 6 meses (confira), todos eles falando sobre diversos assuntos, a pergunta é: como a Google faz para classificar os sites no "Page Rank" dos resultados orgânicos? Sim, claro, se você pesquisa um determinado termo na Google, existem milhares sites que falam sobre aquele termo, e a Google mostra nos resultados orgânicos os melhores sites, que possuem os melhores conteúdos, como a Google faz isso?
Simples, para isso existem algoritmos da Google que damos o nome de "robôs" de busca, contendo cálculos que buscam posicionar nas primeiras páginas e nos primeiros resultados os melhores sites.
Existem mais de 200 fatores avaliados nestes algoritmos, apesar destes não serem revelados pela a grande Google, alguns são bem visíveis e óbvios e vamos falar sobre alguns desses possíveis fatores avaliados.
Note que por enquanto estamos falando de resultados orgânicos (naturais), ou seja, aqueles que aparecem de acordo com a sua qualidade e classificação no Page Rank pelos robôs.
Entretanto, além dos resultados orgânicos, que usam técnicas de SEO para isso, existem também os links patrocinados,os chamados SEM (Search Engine Marketing) que podem ser definidos por conjunto de técnicas e estratégia de marketing para aumentar a qualidade e a visibilidade de sites perante os mecanismos de pesquisa.
seo
Esta imagem possui direitos autorais ClipaTec Informática
na imagem ao lado temos uma demonstração dos resultados ao pesquisar pelo termo "Computação em nuvem".
Note que na parte em verde onde temos escrito SEO, são os resultados orgânicos (naturais) da pesquisa, são nestes resultados que aparecem os sites que estão usando técnicas de SEO para o melhor posicionamento no Page Rank, isto é, uma verdadeira competição entre sites para aparecer nos primeiro resultados.
Nas partes vermelhas temos os resultados que utilizam técnicas de SEM, ou seja, os links patrocinados, que nada são que, sites que pagam para aparecerem nos resultados.
Então, o que diferencia o SEO do SEM é o investimento, pois os SEM's são estratégias de Marketing pagas.
Lembre-se, hoje o SEO e SEM são técnicas cada vez mais procuradas, chegamos em um ponto onde existem muitos sites falando do mesmo assunto, e a Google precisa oferecer a seus usuários o melhor resultado possível, qualidade para satisfaze-los, então constantemente os algoritmos estão em mudanças para melhorar cada vez mais os sites originais, com qualidade e também para "ferrar" os sites que replicam conteúdos de outros sites e que não possuem qualidade alguma.
Quer ter sucesso com o teu site? Então invista em SEO, na parte 2 deste artigo estarei explicando sobre o que faz a diferença entre um site e outro, como chamar a atenção dos motores de busca.
Aguardo você, abraços.

Recomendo


(Por Welinton Junior Dias)

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