ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

19 de maio de 2012

Thermal Throttling e Hyper-Threading

processador
Já é de conhecimento que o processador, é o componente que mais trabalha dentro do computador, executando bilhões de instruções por segundo, proporcionando melhor desempenho ao computador.
Logicamente ele não opera sozinho, o desempenho não depende apenas dele, todos componentes devem estar em ritmo de trabalho semelhantes.
Os processadores aquecem pelo seu magnífico trabalho,e por isso existem métodos e tecnologias que ajudam a proteger o processador e ampliar sua vida útil, como por exemplo o uso da pasta térmica, que ajuda no resfriamento do processador e o cooler, composto por ventoinha e dissipador de calor.
Mas o que esses nomes estranhos (Thermal Throttling e Hyper-Threading) tem a ver com o processador?
Começando com a tecnologia Thermal Throttling, ela tem a capacidade de diminuir a frequência de processamento caso uma temperatura muito elevada seja atingida, evitando desta forma, a queima do mesmo.
Sim, com o tempo, o cooler vai ficando cheio de poeiras, a ventoinha com o tempo de uso pode apresentar problemas e girando com menas velocidade ou até mesmo parar, tudo isso são impertinentes que faz com que o processador se aqueça muito por falta de refrigeração adequada, e é nestes caso que a tecnologia Thermal Throttling entra em ação, pra evitar e proteger o seu processador.
Em casos extremos, o computador chega a reiniciar e travar durante o uso. Nem sempre travamentos e reinicialização aleatórios do computador está relacionados a vírus, deve-se levar em conta os fatores citados também, então, quando se deparar com situações deste tipo, tente limpar o computador, cooler, checar se a ventoinha está girando corretamente, se caso estiver em ordem, então podemos verificar a possibilidade de vírus no computador.
Tem como saber se o processador está dissipando calor corretamente sem precisar abrir o computador?
Sim, existe um programa que se chama "BurnIn Test", e para verificar se o teu processador está com a tecnologia Thermal Throttling ativa, use o programa "Throttle Watch". Segue links para download no final do artigo.
E a tecnologia Hyper-Threading? O que ela faz? Qual a sua importância?
Esta tecnologia aumenta o desempenho do software em 25% em situações multitarefa (várias tarefas) de acordo com a Intel, isto é, permite que um único processador execute dois conjuntos de instruções diferentes (chamados de processos ou threads) simultaneamente.
São duas tecnologias criadas pela Intel, desde o lançamento do processador Pentium 4.

Para saber mais



ClipaTec Informática - o superaquecimento;

ClipaTec Informática - como aplicar a pasta térmica no processador.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!