ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

20 de junho de 2012

Sobre Google Penguin Update

google pinguim
Saudações amigos, já estava com saudades de escrever um artigo, fazia um tempinho que não escrevia.
Estou aqui hoje (20, junho, 2012) pra comentar sobre o "UpDate - atualização" que a nossa poderosa Google fez em seus algoritmos de busca.
Então...eu havia publicando alguns artigos que falavam sobre SEO, se quiserem conferir, os links estão no final deste artigo, e pra quem acompanhou, viu que a Google está querendo desclassificar a todo custo sites e/ou blogs que não possuem conteúdos relevantes e que plagiam conteúdos.
A Google já realizou várias mudanças em seus algoritmos como o Google Panda que aterrorizou vários webmasters e blogueiros no ano passado, e neste ano, outras mudanças foram feitas, surgindo o Google Penguin, ou Google Pinguim. É meu povo, as feras estão a todo vapor, o Google Panda a todo momento fica atualizando e banindo do PageRank vários sites, ou seja, se você tem um site na blogosfera, seja original, pare já com plágio e conteúdos irrelevantes.
Eu acho muito interessante essas mudanças, visto que, vão melhorar ainda mais os resultados orgânicos da Google, desta forma, apresentando os melhores resultados possíveis para os usuários.
Como eu já disse em outros artigos, milhares de blogs nascem por dia, é preciso filtrar o melhor resultado possível entre esse demasiado número de páginas web, é isso que fazem os algoritmos da Google.
Mas vamos falar melhor a respeito do Google Pinguim.
google pinguim e panda
Desta vez, a atualização do algoritmo passou a focar também os links spam (isso com certeza é muito importante), mas vale ressaltar que, o Google Pinguim não veio com a intenção de melhorar a indexação diretamente e sim, banir aqueles que estão fazendo errado na web, sendo assim, só fica nos resultados orgânicos e tem um bom posicionamento quem cumprir as regras da Google, isso mesmo, esse monte de sites e blogs na web, grande parte estavam tentando "enganar" a Google e aproveitar para fazer o próprio jogo, mas no dia 24 de abril deste ano (2012) o Pinguim entrou em ação, se teu site sofreu perda de visitas nas estatísticas após esse dia, possivelmente você foi atingindo por esse algoritmo, então, mude de estratégia e trabalha do jeito que a Google "manda", muita gente que estava tentando abusar da Google com estratégias manipulativas  foram penalizadas.
Um exemplo que a Google blindou neste UpDate, foi as palavras âncoras, onde muitos blogueiros estavam abusando das palavras âncoras. Vou lhes dar um exemplo bem claro a respeito disso. Por exemplo: se num artigo foram citados 10 vezes a palavra "Hard Disk", e essas 10 palavras fosse transformadas em âncoras apontando para outro link interno, a URL deste artigo foi punida, entende? Por que?
Este é um exemplo de abuso que o Google Pinguim está punindo, realmente é muito ruim quando você entra em um site que 70% do artigo são palavras âncoras, porque as palavras âncoras tinha muito poder de indexação, era uma falha da Google, então, muitas pessoas de fato, abusou e aproveitou disso para subir no PageRank, e isso deixa bem claro que é uma estratégia para subir no Google.
Então, se teus artigos tem muitas palavras âncoras, o melhor e remover a URL e criar outro artigo com o mesmo tema, porém, sem o excesso de palavras âncoras, considere-se que o Google Pinguim é um algoritmo, sendo assim, não tem como você fazer um pedido de reconsideração, uma vez penalizado a URL não tem volta, só criando outra, após fazer isso com todas as URL's com excesso de palavra âncora, seu site voltará a ser ranqueado naturalmente, que é o correto.
google penguin

Como vocês percebem, SEO é algo extremamente importante, se você não foi afetado, então fique de olho, porque agora você já sabe qual a miragem da Google.
Esse segmento não acontece apenas na Google Brasil, como também nos EUA, as diretrizes vêm de lá (da central).
Nunca tente enganar a Google, ela vai saber e você será penalizado por isso. Hã e outra coisa, não coloque link's em rodapé de site, tipo, se você desenvolve sites e no rodapé você põe um link para que quando alguém clicar e ir para teu site, isso é considerado um estratégia manipuladora, e otimize sua sidebar, evite encher o site de sidebar com links.
Isso é tudo que eu tenho a dizer sobre o Google Pinguim. Abraços e até a próxima!

Recomendações e referências

Podcast da MestreSEO - Google Penguin Update;
ClipaTec Informática - SEO e as redes sociais parte 1;
ClipaTec Informática - SEO e as redes sociais parte 2;

(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!