ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

10 de julho de 2012

Arquivo INI de configuração no Delphi - parte 2

Olá galera novamente.
Dando continuidade em nosso artigo-tutorial sobre "trabalhando com arquivo INI no Delphi", no artigo anterior, implementamos os botões "Procurar" e "Fechar".
Agora vamos implementar o "Salvar".
Muito bem, para que o programa gere o arquivo INI com o caminho do banco, vamos criar um procedimento e chamá-lo no botão "Salvar", então, vá para a "Unit" do formulário e, em declarações públicas - "Public" - declare o procedimento "geraIni":









Feito isso, deixe o cursor "piscando" no final do nome do procedimento e pressione as teclas "Shift+Crtl+C" para que o procedimento seja declarado na "Implementação - Implementation".

Antes de começar a digitar os códigos, inclua a biblioteca "IniFiles" na cláusula "Uses" da sua "Unidade - Unit", e digite os seguintes códigos:









Note que declaramos uma variável local chamada "arqIni" do tipo "TIniFile", esta variável vai criar e armazenar na memória o arquivo INI.
Também temos a variável local "Caminho" que será responsável por armazenar na memória o caminho do arquivo que vai estar dentro no "edtCaminho".
Mais abaixo, temos a variável "arqIni" armazenando em si o arquivo INI que está sendo criado "TiniFile.Create", e estamos dizendo que ele será criado na mesma pasta onde se localiza o executável do projeto "ExtractFilePath" e "Application.ExeName", e no final, o nome do arquivo INI que será criado entre aspas simples "config.ini".
Após isso, atribuímos para a variável "Caminho" o nome do arquivo que está dentro do "edtCaminho.Text".
Agora, vamos escrever esta informação no arquivo INI, vale ressaltar que um arquivo INI é organizado em seções, dentro de um único arquivo INI você pode ter diversas seções com configurações diferentes, então sempre teremos a seguinte estrutura: Seção, identificador e o Valor que o identificador vai receber.
Pois bem, como o nosso arquivo INI está armazenado na variável "arqIni", e temos que escrever nele, então usamos o comando "arqIni.WriteString", onde o "WriteString" vai escrever valores do tipo "Texto" no arquivo INI (tudo isso está na imagem acima).
Note que temos que passar por parâmetro no "WriteString" o nome da seção, seguindo do identificador e seu valor, que é o caminho do banco que por sua vez está armazenado na variável "Caminho".
Após escrever estas informações no arquivo INI, exibimos uma mensagem dizendo que as configurações foram salvas com sucesso, e para finalizar, liberamos o arquivo INI da memória com o comando "arqIni.Free".
Agora vamos chamar o procedimento "geraIni' que acabamos de implementar no botão salvar, para isso, volte para o formulário e dê um duplo-clique no botão "Salvar" e digite:




Pronto, só compilar e testar.
Após ter clicado no botão "Salvar", vá até a pasta onde se localiza o executável do seu projeto e note que terá o arquivo INI:











Ao abrir este arquivo INI, teremos:













Onde "[DADOS]" é a seção, "DATABASE NAME" é o identificador e o "C:\DB\bkp\DADOS.rar" é o valor.
Como fizemos apenas um teste, temos o caminho de um arquivo ".rar", mas na verdade, será o banco de dados que você vai selecionar pelo botão "Procurar".
Espero vocês para a parte 3, onde vamos aprender como ler este arquivo INI no Delphi e jogar esse caminho na propriedade do componente de conexão com o banco em "Rumtime". Abraços.

Recomendo:

ClipaTec - Arquivo INI de configuração no Delphi - parte 1;

(Por Welinton Junior Dias)

9 comentários:

  1. Olá, Achei ótimo esse tutorial, gostaria de saber como faço para que o componente de conexão do Delphi leia esse caminho. Fiz mais ou menos assim: na propriedade: BeforeConection do componente de conexão com o banco, coloquei o código:
    Conexao.ConnectionString:= variavel.ReadString('DADOS','DATABASE','');
    Seria mais ou menos isso?
    Jéssica

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jéssica, é um prazer receber sua dúvida.
    Vamos fazer uma coisa melhor ainda pra te ajudar, vamos publicar hoje um artigo ensinando como faz isso juntamente com uma vídeo-aula, porém, como o YouTube é bem demorado pra enviar vídeo, amanhã (11/10/2012) pela manhã garantimos que o artigo já vai estar no ar, certo? Se fossemos explicar por aqui, ficaria um pouco longo, nada melhor que um bom artigo e uma vídeo-aula. Forte abraço e aguardamos a tua visita e resposta!

    ResponderExcluir
  3. Olá, aqui é o Welinton Junior Dias, quais componentes de conexão com o banco você usa? Apesar que nossa galera vai publicar o artigo ensinando, mas dependendo o componente que você usar, já da pra gente dar uma dica.

    ResponderExcluir
  4. parabens pelo trabalho, só faltou concluir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, vamos criar uma vídeo-aula para concluir sobre arquivo INI no Delphi, abraço!

      Excluir
  5. Olá amigos,gostaria de saber como posso rodar o arquivo Ini, em um projeto já iniciado, e como adicionar mais estes campos Ex: DATABASE, SERVIDOR, PORTA, USUARIOS, SENHA, estou utilizando o componente de conexão Firedac,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível. Basta você criar uma rotina que gera um arquivo INI como a do artigo, e nela vc define quais informações você precisa. Depois, só chamar no local devido para ler os valores gravados. Se ainda tiver dúvida, continue postando comentários para te ajudarmos. Um grande abraço.

      Excluir
  6. olá amigo criei o arquivo mais nao estou conseguindo fazer a chamada a partir chamar o FrmMain, tem como vc me dar uma luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a rotina que lê o arquivo INI estiver em outra "unit", você precisa usar ela dentro do "FrmMain". Você consegue fazer isso através do atalho "Alt+F11". Uma janela será aberta com a lista de units do projeto, basta você clicar sobre a unit que contém a rotina e clicar no botão "OK". Após isso, você já vai conseguir chamar a rotina. Qualquer dúvida, posta ai. Abraço.

      Excluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!