ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

7 de novembro de 2012

Conectando banco na paleta Data Explorer


delphi
Olá pessoal.

Como prometido, neste artigo vou ensinar como utilizar a paleta Data Explorer do Delphi.
Durante a programação, se você não usa DBNavigator, DBEdit, etc, ou seja, você cria as funções de inserção, alteração, exclusão e pesquisa na mão, sabe que temos que passar os comandos DML na função, e fica ruim você ter que ficar alternando entre o IBExpert por exemplo e o Delphi para ficar vendo os nomes dos campos da tabela para passar na função.
Pois bem, como o IDE Delphi é projetado para você trabalhar sem precisar sair do próprio ambiente, temos a paleta Data Explorer, que como já dito em outros artigos, possui drivers e estrutura pronta para você conectar os bancos mais utilizados.
Vamos ver nesse tutorial como conectar um banco Firebird na paleta Data Explorer, sendo assim, quando estivermos passando os campos de uma tabela em algum comando SQL/DML não precisaremos ficar saindo do IDE para ver os nomes dos campos.
O primeiro passo é localizar a paleta "Data Explorer" que por padrão, fica ao lado direito superior do IDE junto com as paletas "Project Manager" e "Model View".
Caso não consiga encontrá-la, basta clicar no menu "View/Data Explorer".
Note que na Data Explorer temos várias conexões para diferentes SGBD's.
Localize o "Firebird" na lista e vamos adicionar uma nova conexão dentro deste grupo, pois nosso banco é Firebird.
Neste exemplo, estarei usando um banco Interbase (.GDB), porém, não terei problemas porque o Firebird (.FDB) é compatível com o Interbase.
Então vamos lá, após ter localizado o "Firebird" na lista da paleta Data Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção "Add New Connection".

delphi















A seguinte janela será exibida:

delphi













Defina um nome para sua conexão em "Connection Name", pois, você pode pode conectar quantos bancos você quiser, definindo um nome para elas, vai te ajudar a saber posteriormente, de quais projetos pertence tais bancos.
Ao definir o nome, basta clicar no botão "Ok".
Note que no grupo "Firebird" teremos a nossa conexão.
Pois bem, apenas adicionamos uma nova conexão, agora temos que configurá-la, especificando o local do nosso banco de dados.
É muito simples, para isso, você vai clicar com o botão direito do mouse sobre a conexão que acabamos de adicionar e escolher a opção "Modify Connection".

delphi












Uma janela será exibida com o login do Firebird e o caminho do banco, então, copie o caminho completo onde se localiza seu banco e cole no campo "Database Name", não esqueça de colocar o nome do banco e sua extensão após o caminho, e é claro, antes de colar o caminho do seu banco, apague o valor padrão que já vem neste campo assim que abrimos esta janela.

delphi














Após definirmos o caminho e o nome do banco, podemos testar antes pra ver se a conexão deu tudo certo, então, clique no botão "Test Connection", se tudo ocorrer bem, a seguinte mensagem será exibida:

delphi











Senão, uma mensagem de erro será exibida especificando o motivo pelo qual não foi possível conectar, caso isso aconteça, poste seu comentário para que possamos ajudá-lo.
Legal, com a conexao estabelecida, clique no sinal de "+" ao lado da nossa conexão, e depois no sinal de "+" de "Tables" para vermos as tabelas do nosso banco, e para ver os campos da mesma, se procede da mesma forma, clicando nos sinais de "+" .


delphi












Muito bem, se teu banco contém algum registro salvo, vamos exibi-los, para isso, clique com o botão direito sobre alguma tabela e selecione a opção "Retrieve Data From Table", na área de edição será exibido uma "grid" com as informações armazenadas na tabela.


delphi


delphi








Simples e fácil, não é verdade?
Meu próximo artigo, vou ensinar como usar o "SQL Window", que também havia prometido.
Forte abraço e tudo de bom, até a próxima!

Recomendo

(Por Welinton Junior Dias)

2 comentários:

  1. Ola, tudo bem?
    Estou começando no Delphi e baixei uma versão free do Delhi RX.
    O problema é que aparentemente a paleta Data Explorer não esta presente nesta versão free.
    Será que não existe essa paleta na versão free ou sou eu que não estou conseguindo encontra-la?

    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente vem os componentes. Tem certeza que fez o download da ferramenta certo?

      Excluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!