ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

7 de dezembro de 2012

Delphi Productivity

produtividade, delphi
Olá pessoal, salve.
Este é um artigo que preparei, onde o tema central é "produtividade no desenvolvimento de softwares".
Hoje, o mercado de desenvolvimento de software tem se tornado muito exigente, principalmente se tratando de softwares comerciais.
São muitas atualizações e novas regras de negócio que o governo disponibiliza, deixando o programador mais envolvido com toda essa burocracia, do que, envolvido com a implementação de recursos solicitados pelos clientes, isso, numa software house de pequeno porte.
Numa grande empresa, geralmente existe uma equipe de programação, tornando essa tarefa mais dividida, só que, não isenta de ficar sempre atualizando e atentos às novas regras.
Quando deparamos com esse cenário, vimos que, a produtividade é algo que deve-se priorizar.
Então, nada melhor que ter uma ferramenta de trabalho adequada e que facilite suas tarefas durante o desenvolvimento, estou me referindo ao ambiente de programação, o IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento).
Estamos mergulhados num mundo onde existem várias linguagens de programação, umas mais usadas e outras menos usadas, a diferença é que determinados recursos, em uma é mais simples de fazer e em outra mais difícil.
Pra mim, não existe linguagem ruim ou melhor, existe aquela que atende o que você precisa fazer, um profissional que fala mal de uma linguagem de programação, perdeu meu respeito, infelizmente, isso é típico em faculdades, professor defender uma linguagem e crucificar outras, enquanto "defende", ok, mas crucificar outras linguagens? Aí já passa ser fanatismo e ignorância.
Enfim, estou aqui pra falar sobre a produtividade e sobre o IDE Delphi, visto que, é um dos IDE's mais completos que existe.
Já usei o JAVA, gosto, mas o que sinto falta, é de um IDE mais completo e mais produtivo pra ficar melhor ainda, talvez por ser gratuito  não existe uma empresa que dê tanta atenção para isso, temos o NetBeans por exemplo que é um ambiente que ajuda muito, mas ainda sinto muita diferença se comparando com o IDE Delphi, que tem a Embarcadero (empresa fabricante) por trás.
Acredito que, se a Oracle criasse uma outra IDE mais completa e com mais recursos nativos e comercializasse, ajudaria muito, não sei se isso infringe alguma política de licencia, mas é uma ideia que funcionaria, porque, por mais que o JAVA seja gratuito, baixando o custo de uma empresa de desenvolvimento, os IDE's existentes não são tão produtivos.
Quando falo do IDE Delphi, como é uma empresa por trás, onde possui várias equipe, cada uma responsável por uma parte do IDE, o resultado final, é um produto completo e eficiente.
O Delphi te trás muitas facilidades, é possível fazer um cadastro utilizando em média quatro linhas de códigos apenas.
Outro detalhe é que, no IDE Delphi, existem muitos componentes nativos e que estão dentro do IDE, apenas para você utilizá-los quando precisar, não precisa ficar correndo atrás de Frameworks e bibliotecas externas ou outros recursos, então, vendo pela parte de produtividade, o Delphi ganha destaque.
Não estou aqui dizendo que o Delphi é a melhor linguagem, não confunda IDE com linguagem, estou falando de IDE.
Ás vezes muitas pessoas acham que o Delphi é apenas uma linguagem ou apenas um IDE, só que, desde a versão 7 o Delphi já é considerado uma linguagem de programação também, expliquei sobre isso em um outro artigo, confira.
Muito bem, produtividade no desenvolvimento de software é uma questão muito importante, você desenvolver soluções em menor tempo, a satisfação do cliente aumenta, e isso é ótimo.
Esta foi mais uma opinião e comentário a respeito disso, abraço e até a próxima.

(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!