ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

2 de janeiro de 2013

Por que o JAVA faz sucesso?

java
Fala meu povo, salve!
Estamos aqui bem excitados para falar sobre a grande vantagem do JAVA, acredito que você já está "careca" de saber, ou se você ainda não sabe, é uma boa oportunidade pra aprender agora.
Já parou pra pensar porque existem aplicativos JAVA que rodam no browser, cartão, robô, computadores, mobile, etc, independente do sistema operacional?
Antes de prosseguirmos, gostaríamos de deixar bem claro para os devotos de outras linguagens que,  não é o nosso objetivo fazer "zoações" com outras linguagens nesse artigo, jamais vamos desencorajar o uso de alguma linguagem de programação, só vamos apontar uma das grandes vantagens do JAVA.
Pois bem, continuando, uma característica formidável do JAVA é o fato de ser multiplataforma. O que é multiplataforma?
Basicamente explicando, é a capacidade de um aplicativo rodar em diversos sistemas operativos (Windows, iOS, Linux, MAC, etc).
Para entendermos melhor, vamos conhecer a arquitetura de um programa JAVA e de um programa não-java.
Em um programa "não JAVA", o programador escreve os códigos, compila esses códigos, no momento da compilação, é gerado o código de máquina (010010111 - sequências binárias que na verdade são instruções enviadas ao processador) para que o sistema operacional possa interpretá-lo, levando em conta que o sistema operacional não entende diretamente a linguagem de programação escrita pelo programador.
Imagina se nós tivéssemos que ficar calculando e montando instruções binárias? Não seria nem um pouco interessante, é por isso que existem as linguagens de programação de alto nível, onde nós programadores criamos as instruções usando comandos legíveis e amigáveis, e o compilador faz o papel de converter em linguagem de máquina.
Pois bem, em outras linguagens de programação (exceto o Delphi que também já está começando a atender outras plataformas), o programador escreve o código fonte para um sistema operacional, desta forma, o programa fica preso somente em tal sistema operacional, ou seja, não rodaria em outro.
Se o programa fosse escrito para Windows, não rodaria em uma distribuição Linux por exemplo, para que isso fosse possível, o programador teria que reescrever os códigos.
Esta não é uma tarefa nada fácil, talvez você pergunte, mas o que tem de ser mudado de um sistema para o outro, ambos não usam o código binário?
Sim, mas por exemplo, uma janela, mensagem, ícone, etc muda de sistema operacional para o outro, cada um trata de um jeito, as janelas, botões, etc do Windows, é diferente do Linux, portanto, o que é do Windows, só pertence à ele, a API do Windows é fechada, porque não é um sistema operacional Livre, sendo assim, o Linux não reconheceria as característica do Windows para poder desenhar as telas do programa por exemplo.
Com o Java, esse problema não acontece, porque você escreve seu código uma vez e roda em qualquer lugar, é o que diz o slogan do JAVA. Por que?
Muito bem, no JAVA, você escreve o teus códigos em um arquivo "teste.java", ao compilar, é gerado um arquivo "teste.class", este último, é interpretado pela JVM (Java Virtual Machine - Máquina Virtual do Java) e a JVM gera a linguagem de máquina para o S.O. que esteja instalado, desta forma, não precisa reescrever os códigos Java do seu programa quando for instalar em outro S.O., esta conversão já é feita pela JVM, na verdade, é quase automático, ou seja, comercialmente viável. Você só precisa instalar na máquina o "Java" para a versão do S.O., só isso.
Então, não é preciso responder o título desse artigo né? Isso já ficou bem claro.
Como diz o Welinton Junior:
Não existe linguagem ruim, existe a linguagem que atende os requisitos do usuário e que faça aquilo que o programador precisa de forma rápida e com qualidade.
De fato, todas as linguagens de programação são ótimas, você só precisa estudá-las e entendê-las para fazer o que você precisa.
Abraço galera e até mais!
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!