ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

26 de março de 2013

Como bloquear acesso à sites? - Parte 1

hosts
Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje estamos com uma dica muito interessante pra você que gostaria de bloquear acessos à determinados sites em um computador sem precisar de usar um servidor "Squid" por exemplo ou algum outro programa como o "Blok Free".
É comum algumas pessoas querer bloquear o acesso a determinados sites, seja em seu computador, ou no computador de uma escola, empresa, etc.
Ultimamente recebemos vários e-mails de leitores que procuram uma dica de como proceder para isso, então resolvemos escrever esse artigo com essa primeira dica.
Posteriormente, vamos publicar outros artigos ensinando usar programas que fazem isso, e pra finalizar, como criar um servidor Linux destinado a este objetivo.
Então vamos lá, a primeira coisa, é localizar o arquivo "hosts". Normalmente ele se encontra na pasta "C:\Windows\System32\Drivers\etc", dentro da pasta "etc" temos um arquivo com o nome "hosts".
Você não consegue abrí-lo com duplo-clique, você terá que clicar com o botão direito e abrir o arquivo com o "Bloco de notas" ou outro editor de texto simples.
Por precaução, antes faça uma cópia do arquivo original, caso algo dê errado, podemos voltar o original à pasta.
Após abrir o arquivo, temos algo parecido com a imagem abaixo:

hosts


















Muito bem, antes de prosseguir, é preciso que fique bem claro que vamos impedir o computador atual de acessar determinados sites, ou seja, o "localhost".
No arquivo hosts, temos que definir o IP da máquina local seguido do domínio do site que queremos bloquear.
O IP reservado para qualquer e todo computador, é o "127.0.0.1", não vamos detalhar muito este assunto para que o artigo não fique muito complicado de entender, pra você que deseja conhecer mais a fundo sobre isso, estaremos publicando outros artigos sobre redes de computadores.
Então vamos ao que nos interessa. Suponha que queremos bloquear o site do facebook e da globo, para isso, bastaria adicionarmos as seguintes linhas no final do arquivo:

127.0.0.1 facebook.com
127.0.0.1 pt-br.facebook.com
127.0.0.1 globo.com

Só isso e nada mais, agora, só salvar e fechar o arquivo. Se for bloquear outros sites, basta fazer a mesma coisa, o IP da máquina local seguido do domínio do site. Não coloque o "www".
Muito fácil e prático, porém, deixamos bem claro que esta dica só funciona quando, o usuário do computador for leigo em informática, a não ser que você crie uma conta limitada de usuário bloqueando o acesso a certas pastas, aí neste caso, bloquearia o acesso do usuário à pasta do arquivo hosts.
Como boa prática, é sempre bom reiniciar o computador após editar o arquivo "hosts".
Se você pretente fazer isso em vários computadores, então recomendamos criar um arquivo de lote ".bat" com os comandos que vão fazer tudo o que fizemos acima apenas com um duplo-clique, facilitando o teu trabalho, para isso, basta abrir o bloco de notas e digitar os seguintes comandos:

@echo offAttrib -r -s -h %WINDIR%system32driversetchostsecho 127.0.0.1 facebook.com >> %SystemRoot%system32driversetchostsecho 127.0.0.1 pt-br.facebook.com >> %SystemRoot%system32driversetchostsAttrib +r +h %WINDIR%system32driversetchosts

Feito isso, salve o arquivo com o nome "bloq.bat" ou qualquer outro nome da sua preferência, o importante é ter a extensão ".bat" no final do nome do arquivo para tornar o arquivo em um arquivo "BATH".
Prontinho, agora é só executar esse arquivo no computador que deseja bloquear o acesso ao facebook e globo.
Valeu meu povo, essa é a nossa dica de hoje, em próximos artigos vamos ensinar fazer a mesma coisa de forma diferente. Abrção e até o próximo.

Falam do mesmo assunto:


(Por ClipaTec Informática)

2 comentários:

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!