ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

17 de abril de 2013

Criando cadastro em Delphi com controles Data-ware

delphi
Salve, salve galera.
Vamos dar início a mais um tutorial, onde vamos desenvolver um cadastro básico de clientes com o Delphi utilizando controles data-ware.
Pra quem não se sabe o que são os controles "data-ware", explicando de forma simples, nada mais são que os controles que estão ligados diretamente com um campo ou tabela do banco de dados, sendo os mais conhecidos: DBEdit, DBGrid, DBNavigator, DBRadioGroup, DBLookupComboBox, DBImage dentre outros.
São recursos nativos na IDE Delphi.
Utilizaremos a versão XE3 nesse tutorial, porém, tudo o que for feito aqui, poderá ser feito em qualquer versão do Delphi.
Muito bem galera, então mãos à obra, o primeiro passo é criar um novo projeto clicando no menu "File/New/VCL Forms Application - Delphi":

delphi

















Mude a propriedade "name" do formulário para "frmCadCliente" e a propriedade "Caption" para "Cadastrar Cliente".
Salve o projeto em uma pasta, no nome da "Unit" defina "UFrmCadCliente", e no nome do projeto pode ser "CadCliente".
Muito bem, agora vamos criar nosso "data module", para, clique no menu "File/New/Other".
Na janela que abrir, selecione ao lado esquerdo a opção "Delphi Files", feito isso, ao lado direito selecione a opção "Data Module", sem seguida, clique no botão "Ok":

delphi


















Muito bem, feito isso, altere a propriedade  "Name" para "DMCliente".
Agora vamos adicionar os componentes e montar uma conexão "DBExpress".
O primeiro componente que deve ser adicionado ao "data module" é o "TSQLConnection".

- Altere a propriedade "name" para "sqlConexao";
- Defina "Firebird" na propriedade "Driver;
- Na propriedade "LoginPrompt", coloque "False";

Agora vamos definir o caminho do banco de dados, o banco de dados foi criado no artigo anterior, caso você já saiba como criar, acesse nosso artigo anterior para baixar o banco de dados no link abaixo.


Então, clique no botão elíptico da propriedade "Params" ou dê dois cliques sobre a mesma.
Na janela que abrir, localize a chave (key) "Database" e defina o caminho do banco de dados:

delphi

















Após definir o caminho do banco, clique no botão OK, e altere a propriedade "Connected" do componente "sqlConexao" para "True", caso ocorra algum erro, deixe seu comentário no final do artigo para nossa equipe ajudá-lo:

delphi














Muito bem, agora vamos adicionar os demais componentes, para isso, insira os seguintes componentes:

- 2 TSQLDataSet;
- 1 TDataSetProvider;
- 1 TClientDataSet;
- 1 TDataSource.

Em um SQLDataSet, selecione na propriedade "SQLConnection" o componente "sqlConexao", digite na propriedade "CommandText" a instrução SQL: "Select * from cliente" e altere a propriedade "Name" para "sqlDsCliente".
No outro SQLDataSet, selecione na propriedade "SQLConnection" o componente "sqlConexao", digite na propriedade "CommandText" a instrução SQL: "Select max (id_cliente) as Ultimo from Cliente" e altere a propriedade "Name" para "sqlDsUltimo". Após isso, dê um duplo-clique sobre o mesmo, na janela que abrir, clique com o botão direito do mouse e clique na opção "Add All Fields".
Muito bem, agora selecione o componente "DataSetProvider" e selecione na propriedade "DataSet" o "sqlDsCliente". Atenção para não selecionar o componente errado. Agora altere a propriedade "Name" dele para "dspCliente".
Selecione o "ClientDataSet" e altere a propriedade "Name" dele para "cdsCliente". Na propriedade "ProviderName" selecione o componente "dspCliente". Dê dois clique sobre ele, na janela que abrir, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Add All Fields".
Por fim, selecione o componente "DataSource", altere a propriedade "Name" dele para "dsCliente", e selecione o componente "cdsCliente" na propriedade "DataSet".
Se você chegou até aqui sem nenhum problema, você acabou de realizar uma conexão "DBExpress" no Delphi. Caso tenha alguma dúvida, pergunte nos comentários que ajudaremos. No próximo artigo, vamos dar continuidade para não ficar muito extenso! Abraço.

delphi
















Obs: Este artigo faz parte da série "Time To Learn", acesse e confira os artigos dessa série;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!