ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

24 de junho de 2013

Seleção de perguntas 8

faq
Olá galera gente boa, cá estamos nós novamente com aquela onda do "você pergunta e nós respondemos", isso mesmo, estamos falando da nossa seleção de perguntas.
Estamos aqui com as 10 perguntas mais feitas durante o mês, e vamos publicá-las agora pra você conferir.
Muitos leitores enviam dúvidas pelo formulário de contato, porém, nossa equipe reponde e apenas quem perguntou fica sabendo, entretanto, outras pessoas podem ter as mesmas dúvidas, por isso selecionamos 10 e publicamos, algumas perguntas são simples outras mais avançadas, mas, o importante é que será útil para muitas pessoas.
Então chega de "lenga, lenga" e vamos para as perguntas, segue abaixo as perguntas e as respostas da nossa equipe:

1 - Como converter todos os registros de uma tabela para maiúsculo?

Olá, a primeira coisa a fazer é configurar o Charset para WIN1252 caso não esteja, senão, os caracteres especiais ("ç","~", etc) não serão convertidos para maiúsculo. Feito isso, basta executar o seguinte comando: "update Nome_Da_Tabela set Nome_Do_Campo = upper(Nome_Do_Campo)". Feito isso, todos os registros do campo especificado será convertido para maiúsculo. Abraço.

2 - Qual a diferença entre o cabo paralelo e cross-over?

O cabo paralelo serve para conectar um PC a um dispositivo (modem, hub, switch), e as duas pontas (conectores) devem ser iguais.
Já o cabo crossover é usado para criar uma comunicação entre dois computadores, e as pontas devem ser diferentes.
Detalhe: use sempre o mesmo padrão (568A ou 568B) em uma rede para obter uma melhor performance, organização e profissionalismo.

3 - Meu professor ensinou a usar o mesmo ClientDataSet para atualizações no banco e consulta, e vocês não recomendam isso, por que?

Quando falamos em ClientDataSet e DataSetProvider, algo que deve estar em mente são os DataPackages, se tratando de desempenho, é algo que temos que tomar cuidado, principalmente em aplicações Client/Server, o tráfego de dados pela rede deve ser otimizado, e outro detalhe, é que o banco de dados cresce conforme novos dados vão sendo armazenados, então, o ClientDataSet usando para as atualizações faz um select completo, trazendo todos os dados, e isso não interessante, então, usando um ClientDataSet apenas para consulta, podemos otimizá-la e refiná-la a fim de buscar apenas os dados necessários, consequentemente, reduzindo os DataPackage que serão trafegados pela rede.

4 - Onde as configurações do SETUP são salvas?

Essas configurações ficam salvas na memória CMOS presente na placa-mãe.

5 - Uso ou não controles Data-Ware?

Isso depende de cada programador, alguns preferem data-ware outros não por alegar que conseguem ter mais controle. Tudo depende do tamanho e complexidade do projeto, vale ressaltar que o desenvolvimento com controles data-ware agiliza muito. Tente conhecer as duas formas e ver qual será a melhor para você.

6 - Meu banco está com muito relacionamento "muitos para muitos", isso vai dificultar na implementação?

Sim, este tipo de relacionamento deve ser evitado ao máximo porque torna a programação um pouco mais trabalhosa, tente aplicar as normalizações para reduzir a quantidade.

7 - Posso usar um tipo record no Delphi ao invés de arquivo INI para salvar o caminho do banco de dados?

O tipo record é uma estrutura em memória apenas, ela não grava dados permanente, ou seja, ao fechar o programa, tudo isso se perde, ela precisa ser alimentada toda vez que abrir o programa, desta forma, ela não se torna o recurso ideal se tratando desse assunto.

8 - Tem como descriptografar uma string MD5?

Pelo menos na teoria não tem como fazer o processo inverso, a criptografia MD5 só tem caminho de ida, digamos assim.

9 - O endereço é um atributo composto ou multivalorado?

Composto, pois é formado por outras partes (atributos), como por ex: rua, número, complemento, etc. Para ajudá-lo na diferenciação, o telefone é um exemplo de atributo multivalorado, pois possui mais de um valor, justamente, porque a pessoa pode ter mais que um telefone por exemplo.

10 - Não consigo entender a importância da modelagem?

A modelagem é uma visão que você consegue ter antes de implementar, desta forma, podemos eliminar praticamente todos os erros, redundâncias, relacionamentos incorretos, desta forma, a equipe não vai se perder durante o desenvolvimento e o resultado final será um sistema bem feito.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!