ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

11 de março de 2014

Qual a diferença entre o HD e o SSD?

ssd
Olá galera, salve, salve! Após um tempo sem publicar assuntos de Hardware, hoje vamos conhecer algumas diferenças entre o HD e o SSD, ambos, componentes de armazenamento de dados.
O HD (Hard Disk - Disco Rígido) é o componente responsável pelo armazenamento permanente de dados. Isso é possível porque sua memória é não-volátil, ou seja, mesmo na ausência de corrente elétrica, os dados não são perdidos.
O HD possui discos magnéticos, onde os dados são gravados. Quanto mais fino este disco, melhor a gravação, devido a isso, temos capacidades de armazenamento diferentes, sem interferir no tamanho do HD.
O custo de produção de um HD não é muito caro, e o usuário ganha com isso no preço final de venda do mesmo.
Abaixo, segue alguns vídeos que mostram como funciona um HD:







O SSD (Solid-State Drive - Unidade de Estado Sólido) é baseado em um circuito integrado semicondutor, e para armazenar, ele pode usar a memória RAM, memória flash ou o própio semicondutor ao invés de disco magnético. O SSD possui vantagens especiais em relação ao HD, por exemplo, por não possuir componentes eletromecânicos para a leitura dos dados, torna-se silencioso, além disso, a leitura é mais rápida, não se aquece muito e consome menos energia. Contudo, sua capacidade de armazenamento é menor se comparando ao HD, e o preço final é bem maior, obviamente porque a produção do SSD gera um custo maior para o fabricante.
Segue abaixo um vídeo comparativo entre o HD e SSD:



E aí? Qual o melhor?


(Por Clipatec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!