ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

30 de março de 2014

What Is It? - 01

clipatec informatica
O que é um programa?

Por muito tempo os processos manuais foram utilizados, porém, o ser humano pode falhar, e a probabilidade disso acontecer é muito grande. Se vê aí um problema, qual a solução?
A solução foi o surgimento dos programas, que juntamente aos computadores, passaram automatizar os processos que eram feitos manualmente, aumentando a agilidade e produtividade, sem contar que a probabilidade de erros é praticamente inexistente.
Vamos a uma situação real, as apurações dos votos das eleições no Brasil eram realizadas manualmente, com isso, o tempo para obter os resultados eram altos além de haver grande probabilidade de erro. Hoje isso é automatizado, feito através de computadores, sendo assim, o tempo e probabilidade de erros diminuíram drasticamente.
Os computadores possuem a capacidade de executar instruções matemáticas de forma mais rápida que o ser humano, sendo assim, problemas complexos são resolvidos de maneira mais eficiente.
Apesar de tudo isso, os computadores não possuem inteligência própria para definir quais instruções deve ser executadas para resolver um determinado problema, por outro lado, o ser humano possui esta inteligência, sendo assim, o ser humano precisa passar um roteiro para o computador com uma sequência bem definida de comandos a serem executados, esse roteiro é o que chamamos de programa.

Linguagem de Máquina

Os computadores só sabem ler instruções escritas em linguagem de máquina, que é uma sequência de vários "0" e "1". Eles representam uma ação a ser executada.

binario

É possível um programador (profissional que cria programa) escreva as instruções em linguagem de máquina, mas isso além de dificultoso é demorado, com isso, surgem as linguagem de programação, que permite o programador escrever essas instruções de uma forma mais legível e simplificada, após isso, o compilador converte as instruções para a linguagem de máquina, nos próximos tópicos vamos ver cada um deles.

Linguagem de Programação

Como observamos no tópico anterior, é inviável escrever instruções em linguagem de máquina, então surgiram as linguagens de programação, que aproximam-se da linguagem humana.

delphi


As instruções escritas em uma linguagem de programação ficam num arquivo que chamamos de arquivo fonte.

Compilador

Estamos então diante de um paradigma: os computadores entendem apenas linguagem de máquina, enquanto para o ser humano, é mais viável e prático, escrever instruções em linguagem de programação. Para resolver essa questão, surgem os compiladores, que são programas especiais que possuem a capacidade de transformar as instruções escritas e linguagem de programação em linguagem de máquina. O resultado desta transformação, é um executável. O executável é o arquivo que contém as instruções em linguagem de máquina.

Para concluir, observe abaixo os processos de forma visual, sobre tudo que vimos nessa nossa primeira listagem de artigos denominada "What is it?".

compilacao execucao


(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!