ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

16 de agosto de 2014

Cadastro de Cliente no Delphi Modelo 1 - Parte 2

Olá pessoal, estou de volta para prosseguirmos com nosso cadastro.
No artigo anterior, nós montamos o layout da nossa aplicação simples, e configuramos algumas propriedades dos componentes inseridos nos formulários.
Neste artigo, vamos configurar os componentes inseridos no DataModule, para isso, vamos precisar do banco de dados que pode ser baixado no artigo anterior, o link se encontra no final do mesmo.
Então, com o DataModule aberto, selecione o componente "sqlConexao", altere para "False" a propriedade "LoginPrompt";
Selecione o driver do Firebird através da propriedade "Driver";
Ainda no componente "sqlConexao", clique no botão elíptico da propriedade "Params", na janela que abrir, procure pela "Key" "Database", e em seu "Value" cole o caminho onde se encontra o arquivo do banco de dados e em seguida clica no botão "Ok";
Muito bem, agora altere para "True" a propriedade "Connected", caso ocorrer algum erro, poste nos comentários para que possamos ajudá-lo.
Como você deve ter percebido, montamos duas estruturas, uma será utilizada para pesquisa e outra para cadastro. Alguns preferem utilizar a mesma, porém, não indico, pois além de ser mais trabalhoso na hora de programar, devido à série de controles, aumenta a chance de dar erros.
Beleza, então vamos primeiro configurar nossa estrutura de pesquisa. No caso deste pequeno projeto que estamos desenvolvendo, nossa tabela de cliente não possui muitos campos, desta forma, vamos dar apenas duas opções de pesquisa para o usuário, são elas: por código ou por nome do cliente.
Ok, let's go...selecione o componente "sqlPesCliente", vá até a propriedade "SQLConnection" e aponte para o componente "sqlConexao", pois, nosso banco de dados está conectado nele, se não fazermos esta ligação, não conseguiremos utilizar as tabelas do nosso banco no "sqlPesCliente" e nem executar instruções SQL.
Ótimo, agora vá até a propriedade "CommandText", clique no botão elíptico e na janela que abrir, digite a seguinte instrução SQL:
select ID_CLIENTE, NOME, CIDADE from CLIENTE
where (ID_CLIENTE = :ID_CLIENTE) or (NOME like :NOME)
Após isso, clique no botão "Ok", em seguida, clique no botão elíptico da propriedade "Params", pois, temos que definir o tipo de dados dos parâmetros que criamos na instrução SQL, sendo assim, selecione o parâmetro "ID_CLIENTE" e na propriedade "DataType" selecione "ftInteger", feito isso, selecione o parâmetro "NOME" e na propriedade "DataType" selecione "ftString". Feche a janela dos parâmetros.
Agora dê um duplo-clique sobre o componente "sqlPesCliente", clique com o botão direito na janela que abrir, e finalmente, na opção "Add All Fields".
Legal, se vocês observarem, não estou trazendo todos os campos da tabela nesse SQL, pois, devemos pensar em otimização de consultas, não é interessante trazer todos os campos de uma tabela na tela de pesquisa, apenas as informações mais importantes, pois se o usuário quiser ver o restante das informações, ele terá um botão para detalhar tal registro, com isso, ganhamos maior performance em nossas telas de pesquisa.
Continuando, selecione o componente "dspPesCliente", e na propriedade "DataSet", aponte para o componente "sqlPesCliente". Muita atenção para não apontar componente errado, visto que possuem nomes parecidos.
Em outros artigos, estarei abordando de forma mais detalhada sobre as funções de cada componente usado no DataModule.
Certo, agora selecione o componente "cdsPesCliente" e na propriedade "ProviderName" aponte para o componente "dspPesCliente". Duplo-clique sobre o mesmo. Na janela que abrir clique com botão direito e selecione a opção "Add All Fields", e para finalizar, clique com o botão direito sobre o "cdsPesCliente" e selecione a opção "Fetch Params" para reconhecer os parâmetros configurados no "sqlPesCliente".
Ótimo, nossa estrutura de pesquisa está pronta. Agora vejamos, quando o usuário pesquisar um cliente, e quiser ver o restante das informações do mesmo ou alterá-las, precisamos, ler o código do cliente selecionado e atribuir para a estrutura de cadastro, pois nela teremos todos os campos da tabela, e por conseguinte, todas as informações do cliente.
Então, vamos configurar nossa estrutura de cadastro, você já sabe como funciona, os passos são os mesmos, a única diferença é que os componentes a serem apontados nas propriedades serão os de cadastros, e claro, a instrução SQL que vamos passar para o componente "sqlCadCliente" é:
select * from CLIENTE where ID_CLIENTE = :ID_CLIENTE
Tente seguir os passos que realizamos na estrutura de pesquisa, caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentários para que possamos ajudá-lo.
Note que na instrução  SQL estamos trazendo todos os campos da tabela cliente, onde o código for aquele que passarmos para o parâmetro "ID_CLIENTE".
Ao realizar todos os passos, nossos componentes do DataModule já estão prontos. Espero que eu esteja sendo claro, qualquer dúvida, comenta aí, será um prazer te ajudar. Forte abraço e até o próximo.

(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!