ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

27 de agosto de 2014

Interface em Java

java
Olá pessoal, estamos aqui com mais um artigo, e hoje vamos falar sobre Interface, um recurso disponível na maioria das linguagens orientadas a objeto.
Neste artigo, vamos focar a usabilidade da Interface mais precisamente no Java.
Muito bem, vamos a um exemplo real, imagina que temos a classe cliente e a classe funcionário, ambos possuem os métodos inserir, alterar, excluir e pesquisar. Contudo, cada classe implementa estes métodos de formas diferentes, vemos aí, a ideia do polimorfismo.
Para resolver este problema, poderíamos criar uma classe Pai com a assinatura destes métodos, e as classes filhas ao ser estendida, teria tais métodos, ou poderíamos usar o famoso Generics, mas vamos ver adiante o porque usar Interface.
Para início, a intenção de usar a Interface é garantir que todas as classes que forem implementadas por ela, contenha todos os métodos que forem definidos.
Então temos a Interface que implementa a classe, e a classe instância o objeto.
É importante dizer que na Interface não existe implementação dos métodos, pois, a implementação será feita na classe, ou seja, na Interface temos apenas assinaturas de métodos, justamente pelo fato de cada classe implementar o mesmo método de forma diferente, isto é, com comportamento diferente.
Você pode perguntar, mas isso não seria o mesmo que criar uma classe abstrata genérica com tais métodos e as demais classes herdar dela? Agora vem a explicação do uso da Interface.
Respondendo a pergunta, sim, porém, a classe fica limitada a herdar somente uma classe pai, já quando trabalhamos com interface, uma classe pode implementar várias interfaces ao mesmo tempo.
Concluímos então, que este é um recurso muito útil para o Java, visto que em Java não existe herança múltipla, neste caso, a interface torna-se uma alternativa.
No próximo artigo sobre interface veremos algo prático. Abraço pessoal e até lá.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!