ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

4 de agosto de 2014

Laço de repetição - Loop For no Delphi

delphi
Olá pessoal, hoje vamos aprender algo bem simples neste artigo, mais voltado para quem está iniciando seus passos na programação.
Estruturas de repetição, ou laço de repetição (lopping), são usadas dentro da programação, quando precisamos repetir um determinado trecho de código n vezes.
Essas estruturas devem ter uma condição de parada, também chamada de expressão de controle, pois, caso contrário, ocorre um problema, o famoso laço infinito, onde a repetição nunca para.
Então, um laço de repetição executa um trecho de código enquanto a condição não seja satisfeita, ou seja, deve existir uma condição que determina quando o mesmo vai parar de se repetir.
Vamos aprender os três laços de repetição no Delphi: For, While e Repeat. Neste artigo, veremos apenas o For.
O laço For, é muito utilizado quando sabemos a quantidade de vezes que um código deverá se repetir, pois, ao chamá-lo, temos que definir o valor inicial e o valor final para a variável de controle.
Essa variável de controle, como diz o próprio nome, controla as iterações com o código, ou seja, cada repetição do trecho de código. Esta variável é incrementada automaticamente a cada iteração com o código, até que o valor final seja atingido, e por conseguinte, a parada da repetição.
No Delphi, ao chamarmos o For, temos a seguinte estrutura:

delphi loop for








Onde, "I" é a nossa variável de controle, que deve ser inteira, pois, um laço sempre é completo, não temos uma repetição e meia por exemplo. Em "Low" definimos o valor inicial para a variável de controle, e em "High" definimos o valor final, logo abaixo, temos nossa implementação, lembrando que se existir mais de uma linha, deve-se abrir um "begin" e "end".
A cada iteração, a variável "I" é incrementada automaticamente, em algumas linguagens de programação, o programador deve implementar o incremento, que seria algo do tipo: "I = I + 1".
Agora, vamos para um exemplo prático. Digamos que precisamos desenvolver um algoritmo que exiba a tabuada de um determinado número digitado pelo usuário. Sabemos que temos que multiplicar o número por "0" até "10", ou seja, eu tenho a quantidade de vezes que o laço deve se repetir, então, o For é o mais ideal para este caso. Como faríamos?
Primeiro, monte um layout parecido com o  da imagem abaixo, onde temos um "ListBox" com o "name" de "lbxTabuada", um "Button" com o "name" de "btnGerarTabuada", e um "LabelEdit" com o "name" de "edtNumero".

delphi loop for

Ao dar um "duplo-clique" sobre o botão "Gerar Tabuada", vamos para o evento "OnClick" do mesmo, então faremos a seguinte implementação:

delphi loop for

Verificamos que, primeiro declaramos uma variável "I" do tipo inteira, que será nossa variável de controle. Esta variável é declarada automaticamente pela IDE assim que chamamos o laço For. "I" é um nome padrão, você pode chamá-la como quiser.
Em seguida, temos o comando "lbxTabuada.Clear", onde sua função é apenas limpar o "ListBox", se não passar este comando, ao executar o aplicativo, conforme o usuário vai digitando números e clicando no botão "Gerar Tabuada", elas serão montadas uma abaixo da outra, então, neste caso, queremos que o "ListBox" contenha apenas a tabuada do número digitado, por isso, antes de qualquer coisa o limpamos.
Em seguida, dizemos que o valor inicial é "0" e o final é "10". Abaixo, estamos adicionando um item no "ListBox" a cada iteração, onde este item é o número que o usuário digitou, concatenamos o caractere "x" e "=" para ficar visualmente fácil de entender, e no final, estamos fazendo o cálculo, que é o número digitado multiplicado pela posição de "I", que a cada repetição se altera.
Note que estamos trabalhando com conversão de dados também, considerando que o Delphi é uma linguagem fortemente tipada. Neste caso, a propriedade "Itens" do "ListBox" recebe valores "string", por isso, se algum valor for de outro tipo, temos que convertê-lo antes.
Compile, execute e veja o resultado:

delphi laco for

Ok pessoal, vamos ficando por aqui, vamos continuar publicando exercícios resolvidos utilizando o For para fixação e estudo, e em breve falaremos sobre os outros laços, abraço e até a próxima.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!