ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

29 de setembro de 2014

Usando as funções ContainsStr e ContainsText no Delphi

delphi
Salve salve galera.
No artigo anterior conhecemos uma função muito show do Delphi para separar uma determinada string em partes. Neste artigo, vamos conhecer duas funções que podem ser muito úteis também, ContainsStr e ContainsText. São fáceis de usar e pode quebrar um galhão.
As funções ContainsStr e ContainsText verifica uma string passada por parâmetro em busca de um caracter especificado, caso encontre uma ou mais instâncias, ela retorna verdadeiro, senão, falso.
Qual a diferença entre as funções ContainsStr e ContainsText?
Simples, a ContainsStr faz uma pesquisa "case sensitive" e a ContainsText "case insensitive", isto é, caso a instância, ou substring a ser procurada precisa ser maiúscula ou minúscula, usamos a função ContainsStr e quando ignoramos isso usamos a ContainsText.
Vamos a um exemplo prático e interessante. Vamos validar um determinado e-mail digitado pelo usuário. Será uma validação apenas para verificar se o e-mail possui pelo menos dois caracteres padrão, o ponto (.) e o arroba (@).
Observe o exemplo abaixo:

delphi


Como você observou, estamos usando a função ContainsStr para procurar os caracteres desejados. Vale ressaltar que o primeiro parâmetro é a string/texto a ser verificado e o segundo parâmetro é o caracter que você está procurando nessa substring.
Agora imagina um caso em que precisamos verificar uma string em busca da letra "W". Podemos fazer assim:

delphi

O único problema é que estamos procurando a letra "W" em maiúsculo, portanto, se o usuário digitar em minúsculo, a função vai retornar falso e mostrar a mensagem que a letra não foi encontrada na string. Isso confirma a explicação no início, pois, ela faz uma busca sensitive, então, para resolver este pequeno problema, usamos a função ContainsText. Veja:

delphi


É isso aí, agora, cabe a você escolher qual dessas duas usar, em alguns casos é necessário usar a ContainsText e em outros é mais ideal usar a ContainsStr.
Até o próximo artigo, abraço.

(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!