ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

5 de novembro de 2014

Enviando e-mail com o Delphi - parte 1

email delphi
Olá galera, salve, salve.
Há algum tempo os leitores deste blog sempre pedem para ensinar uma rotina de enviar e-mail pelo Delphi, aqui vai o artigo como prometido.
Não vou entrar em detalhes técnicos sobre o envio de e-mail, vou apresentar apenas uma rotina que usamos para envio de e-mail.
Já antecipo dizendo que o aplicativo é apenas para enviar e-mail, sendo assim, montei um layout "mais ou menos", não caprichei muito em questão de visual, sintam-se livres para criar o layout de vocês.
Ok, let's go, crie um novo projeto em Delphi, tente montar um layout contendo os seguintes campos:

delphi

Onde temos 3 TEdit (edtRemetente, edtDestinatario, edtAssunto), 1 TMemo (mmMsg), 4 TButton (btnEnviar, btnConfigurar, btnAdd, btnRemover), 1 TListBox (lbxAnexo) e 1 TOpenDialog.
Feito isso, crie mais um formulário, que será nosso formulário de configurações, tente montar algo parecido como o da imagem abaixo:

delphi

No formulário acima, temos 4 TEdit (edtSMTP, edtPorta, edtUsuario, edtSenha), 2 TCheckBox (cbxSSL, cbxAutenticacao) e 1 TButton (btnGravar).
Muito bem, vamos começar implementando o botão "Gravar" da tela de configurações.
Declare uma procedure em na seção "Private" do formulário:

delphi

Pressione as teclas "Shift + Ctrl + C" e implemente da seguinte forma:

delphi






Basicamente criamos um arquivo INI para gravar as configurações capturadas na tela, posteriormente, nossa rotina de envio de e-mail lerá este arquivo para aplicar as configurações nos componentes de envio de e-mail.
Muito bem, agora dê um clique duplo sobre o botão "Gravar" e chame este procedimento que acabamos de criar.
Ótimo, 50 % do projeto está pronto, aguardo vocês para a segunda parte do projeto onde vamos implementar a rotina de enviar e-mail, abraço e até lá.

(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!