ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

13 de novembro de 2014

Enviando e-mail com o Delphi - parte 2

email delphi
Olá pessoal, salve. Estamos aqui com a parte 2 do nosso artigo enviando e-mail com o Delphi, esta é a última parte.
Então, mãos a obra, localize o projeto em seu computador e abra-o no Delphi para que possamos dar continuidade.
No formulário de configurações, implementamos o procedimento que gera o arquivo INI com as configurações realizadas, agora, vamos implementar outro procedimento para ler as informações do arquivo INI e jogar nos edits. Este procedimento será usado no evento "OnShow" do formulário, sendo assim, quando o usuário abrir a tela de configurações, ela será preenchida com as configurações gravadas no arquivo INI, para que o usuário faça alguma alteração, se necessário.
Declare na seção "Private" o procedimento "LerINI":

enviar email delphi

Muito bem, continuando, pressione as teclas "Shift +Ctrl + C" para declarar o procedimento na seção "Implementation".
Ok, agora vamos implementar o procedimento:

enviar email delphi

Na rotina acima, estamos apenas lendo as configurações gravadas no arquivo INI e jogando nos campos correspondentes.
Legal, feito isso, vá no evento "OnShow" do formulário e chame este procedimento. Com isso, concluímos nossa tela de configuração. Agora de volta ao formulário principal,, antes de começarmos, declare as seguintes units (dar uses em IdBaseComponent, IdComponent, IdIOHandler, IdIOHandlerSocket, IdIOHandlerStack, IdSSL, IdSSLOpenSSL, IdTCPConnection, IdTCPClient, IdExplicitTLSClientServerBase, IdMessageClient, IdSMTPBase, IdSMTP, IdMessage,IdAttachmentFile ).
Legal, é necessário dar uses nas units citadas acima, pois não vamos arrastar os componentes visualmente, vamos trabalhar com eles via implementação.
Declare o procedimento "EnviarEmail" na seção "Private" do formulário:

enviar email delphi

Ok, agora implemente-o desta forma:

enviar email delphi

enviar email delphi

Basicamente criamos os componentes, alimentamos algumas propriedades dos mesmos com as informações do arquivo INI e outras configurações que são necessárias para que possamos enviar e-mail.
Show, agora, chame o procedimento no botão "Enviar".
Para concluirmos, no evento "OnShow" do formulário, vamos ler o e-mail do remetente do arquivo INI e jogar no campo "Remetente" para agilizar o trabalho do usuário, faça o seguinte:

enviar email delphi

Simples assim, agora, segue abaixo as implementações dos botões "Adicionar", "Configurar", e "Remover" respectivamente, lembrando que tais implementações devem ser realizadas no evento "OnClick" dos botões:

enviar email delphi

enviar email delphi

enviar email delphi

Muito bem, agora, só testar, caso ocorra algum erro, basta deixar seu comentário. Espero que sirva para vocês usar em seus projetos.

(Por Welinton Junior Dias)

2 comentários:

  1. Boa noite, não sei se ainda da tempo de perguntar sobre este tutorial, eu o fiz e da erro 'Socket Error # 10060, depois Connection Closed Gracefully e no programa da o ultimo erro.

    poderia me ajudar? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro. Desculpe pela demora em responder. Nossa equipe teve problemas por um tempo, mas estamos de volta. Cremos que já resolveu sua dúvida, mas caso ainda estiver com este problema, retorna o comentário pra gente te ajudar. Abraço.

      Excluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!