ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

23 de janeiro de 2015

Abordagem sistêmica - O que é entidade?

abordagem sistemica

Olá pessoal, neste artigo vamos falar de foma simples e resumida o que são entidades. No artigo sobre "o que é sistema?", vimos que um sistema está relacionado a um conjunto de entidades que interagem entre si. O que são estas entidades?
Entidades são os elementos próprios do sistema em questão, que podem ser internos ao sistema ou em trânsito pelo mesmo. Eles entram com certas características e saem com novas características.
Vamos a um exemplo: em um sistema comercial, encontramos algumas entidades como, produto, fornecedor, cliente, empresa, nota fiscal, etc.
Como dito anteriormente, as entidades se relacionam dentro do sistema, ou seja, existe uma interação que busca um objetivo, que neste caso é o comércio. Para que ele funcione, estas entidades devem se comunicar/relacionar entre si.
É possível que dentro de um sistema, haja outro sistema, que denominamos de subsistema. Seguindo nosso exemplo, dentro do sistema comercial, podemos ter o sistema de emissão de nota fiscal, sistema de controle de estoque, entre outros, por estes estarem inseridos dentro do sistema comercial, são ditos como subsistemas deste. De certa forma, os subsistemas na verdade são entidades do sistema onde encontram-se.
Também já sabemos que tudo que for externo a um sistema, é considerado o seu meio ambiente, e eles interagem com o mesmo. Este tipo de sistema é considerado: sistema aberto, ou seja, apresentam relações de intercâbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Ao contrário disso, temos (em teoria por enquanto) o sistema fechado, que é aquele que existe sem qualquer tipo de interação com o seu meio ambiente, ou seja, é auto-suficiente, não precisa de algo que esteja fora dele. Um exemplo é a matemática, ela é um sistema fechado, sendo assim, não sofre influência do meio (1+1 sempre será 2).
As funções de um sistema, dependem de sua estrutura, elas podem ser: deterministas ou probabilistas.
As funções deterministas normalmente encontram-se em sistemas autômatos (que operam de maneira automática), como o relógio por exemplo, que quando em perfeito estado de funcionamento, sabemos exatamente o que acontecerá.
As funções probabilísticas normalmente encontram-se em sistemas sociais ou biológicos, onde, em seu estado de funcionamento perfeito, temos uma probabilidade do que acontecerá.
Exemplo sistema imobiliário (entidades):

sistema entidade


Vamos parar por aqui, em próximos artigos abordaremos mais temas sobre análise de sistemas. Abraço.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!