ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

10 de fevereiro de 2015

Engenharia de software - Introdução

engenharia software
Olá pessoal, salve. Neste artigo, vamos começar a falar sobre engenharia de software, algo muito importante hoje no processo de desenvolvimento de software. Vamos dar uma pequena introdução, e posteriormente vamos publicar outros artigos relacionados ao tema, detalhando-o.

O que é um software?

Podemos dizer que se trata de um conjunto de programas que possuem arquivos de configurações, documentação do sistema e documentação do usuário.

O que é a engenharia de software?

É uma disciplina de engenharia que está relacionada com todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais da especificação até a manutenção. (Sommerville)
Podemos citar como aspectos da produção de software os processos técnicos de desenvolvimento de software, atividades de gerenciamento de projetos, desenvolvimento de ferramentas, métodos e teorias que ajudam na produção de software.
Os principais objetivos da engenharia de software é:
  • Solucionar o aumento da demanda de software;
  • Solucionar o aumento do custo;
  • Solucionar os problemas de software.


O que é processo de software?

É um conjunto de atividades e resultados que gerem um produto de software. São complexos e difícil, ou quase impossível automatizá-los.

Etapas do processo de software

Existem inúmeras etapas no processo de desenvolvimento de software, vamos citar algumas que são mais utilizadas:

Especificação: concentra-se nas definições de funcionalidades e restrições das operações.
Projeto e implementação: automatização das especificações, ou seja, transformar a especificação do sistema em um sistema executável.
Validação: é o processo de testar a aplicação para assegurar de que o sistema faça realmente o que o usuário deseja.
Evolução: está relacionada as futuras inclusões ou modificações requisitadas pelo usuário para atender suas necessidades.
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!