ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

22 de maio de 2010

DMA - Acesso Direto a Memória

"DMA - Direct Memory Access - Acesso Direto a Memória "

Geralmente, o único componente que acessa a memória RAM é o processador.
Sendo assim, qualquer tipo de transferência de dados antes passavam pelo processador, ou seja, ele controlava e monitorava tudo fluxo de dados.
Isso aumentava o tempo de resposta que conseqüentemente afetava o desempenho final do micro.
Para resolver este problema, cria-se então a tecnologia DMA. Esta tecnologia permite que outros dispositivos e/ou componentes acessem a memória RAM diretamente sem depender do processador, "o que aumenta o desempenho na transferência de grande quantidade de dados" de acordo com Gabriel Torres (Fundador do clube do Hardware, maior site de Hardware da América Latina).
Como dito anteriormente, apenas o processador tinha acesso direto aos dados na memória RAM, sendo assim, se outro componente precisasse acessar um dado que estava na memória RAM, teria que fazer este acesso por meio do processador, isso deixava o processador mais ocupado.
Com o surgimento do recurso de DMA este problema foi extinto, pois ela deixa o processador mais livre para realizar outras operações, permitindo que o os componentes que utilizam interface IDE ou SATA realizam este acesso direto à memória RAM.
A partir do Windows XP, este recurso já vem ativado pelo próprio sistema operacional, (notamos que a própria Microsoft se preocupa com o desempenho final do micro de seus usuários), porém, nas versões anteriores este procedimento deve ser realizado manualmente.
Quando este recurso não está ativo, a transferência de dados é realizada em modo PIO (Programmed I/O), no qual o processador que faz a transferência de dados entre o HD e a memória RAM.
Concluindo, a tecnologia DMA influenciou diretamente no desempenho final do micro uma vez que o processador fica mais livre, realizando outras operações ao invés de ficar auxiliando outros componentes na transferência de dados com a memória RAM.

(Por Welinton Junior Dias)

2 comentários:

  1. obrigada mim ajudou muito!edilene estudante de montagem e manutenção!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Leninha saber que nosso artigo te ajudou, volte sempre, e qualquer dúvida estamos aqui pra te ajudar! Abraços!

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!