Sobre qual assunto você deseja ler em nosso blog? Responda pelo formulário de contato.


ClipaTec Informática

Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações:

Delivered by FeedBurner

31 de julho de 2010

Energia eletrostática

A energia eletrostática ou simplesmente estática, é uma energia que é adquirida através do atrito. Nós seres humanos retém esta energia em nosso corpo.
A energia estática é capaz de queimar os componentes do computador quando em contato direto, por isso, é vital que você toque nos circuitos eletrônicos e/ou chipsets dos componentes do computador sem antes retirar a energia estática de seu corpo.
Você deve estar se perguntando, mas como retirar a energia estática de nosso corpo?
A resposta para essa pergunta é muito simples, para retirar a energia estática do corpo, deve-se segurar com as mãos por alguns segundos em um corpo grande de metal. Note que não valeria a pena tocar em um parafuso, pois, quanto maior o corpo, mais energia estática ele vai reter.
  Veja a definição de acordo com o Wikipédia para energia eletrostática:
Clique para ampliar







Para mais detalhe, acesse clicando aqui.
Outro sim, é observar se o corpo está isolado com algum objeto isolante ou até mesmo com tintas isolantes.
Quando você for montar ou desmontar um computador você deve retirar esta energia de seu corpo, se você não conseguir encontrar um corpo de metal, poderá utilizar o próprio gabinete e/ou a fonte de alimentação do computador, faça isso a cada 15 ou 20 minutos, ou ainda use a pulseira anti-estática.
Para provar a existência da energia estática presente em nosso corpo, lembrando-se que adquirimos ela através do atrito, basta fazer o experimento abaixo:
Clique para aumentar

Material:
-Pedaço de papel;
-Caneta;
Como fazer:
Pegue o pedaço de papel de folha de caderno e pique em pedacinhos bem pequenos, em seguida, esfregue a parte que não escreve da caneta no cabelo por 10 a 15 segundos, após isso aproxime a parte da caneta que se esfregou no cabelo ao papel, você observará que os pedacinhos de papéis se sentem atraídos pela caneta, isso nada mais é que a energia estática produzida pelo atrito entre o cabelo e a caneta.

Pulseira anti-estática:







(Por Welinton Junior Dias)

4 comentários:

  1. Tem como colocar alguma proteção na memória RAM pra evitar queimar?

    ResponderExcluir
  2. Sim, existem uma proteção que você pode comprar e por em sua memória RAM. A proteção protege os circuitos eletrônicos e os chips que ficam na memória RAM na lateral!

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!