ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

23 de janeiro de 2012

Conectando aplicação Delphi com banco Firebird

delphi
Olá pessoal, firme e forte em mais uma grande série de artigos, a série "Time To Learn - Hora de aprender".
Neste tutorial, vamos ensinar passo-a-passo como fazer a conexão da sua aplicação em Delphi com o banco de dados Firebird, utilizando o componente "SQLConnection" da paleta "dbExpress".
Vale ressaltar que vamos ensinar apenas como realizar a conexão, em outros artigos vamos ensinar como adicionar os componentes de interação com banco, ou seja, os componentes que vão permitir a inserção de dados no banco dentre outros.
O primeiro passo é abrir seu projeto no Delphi 7 (versão na qual estamos usando neste tutorial), lembrando que o componente "SQLConnection" da paleta "dbExpress" existe também nas versões mais recentes do Delphi.

Com o projeto aberto no Delphi 7, vamos adicionar ao projeto um "DataModule" (Módulo de dados), sendo este, um formulário específico que irá conter os componentes de acesso ao banco de dados e de funções, visando buscar a organização do projeto e o reaproveitamento de alguns componentes para toda aplicação.
Para tal, clique no menu "File/New/DataModule":
delphi



















Feito isso, basta clicar na paleta "dbExpress" e em seguida, dê um clique no componente "SQLConnection" e depois clique no "DataModule" para inseri-lo no formulário como mostra na imagem abaixo:
delphi






O próximo passo é mudar algumas propriedades do componente  "SQLConnection" que acabamos de inserir no "DataModule", para tal, antes dê um clique no componente "SQLConnection" para selecioná-lo. Feito isso, note que na janela "Object Inspector" aparecem as propriedades e eventos referentes ao componente selecionado, desta forma, mude as seguintes propriedades:
DriverName: FireBird ou InterBase (compatível com o FireBird, ambos, são drivers responsáveis pela conexão com o banco);
LoginPrompt: False (para não pedir login na hora de conectar com o banco);
delphi

















Em seguida, dê um clique sobre a propriedade "Params", observe que aparecerá um pequeno botão com "três pontinhos", clique nele para configurarmos os parâmetros de conexão com o banco:
delphi






Após ter clicado neste botão, uma janela será aberta com os parâmetros, vamos configurar e alterar os valores (value) de apenas duas chaves (Key), então faça as seguintes alterações:
Database: defina o local (caminho) onde se encontra a sua base de dados (veja o exemplo na imagem abaixo);
SQLDialect: defina o valor 3;
delphi














Em alguns casos será necessário digitar a palavra "localhost" antes do caminho do banco, no caso da imagem acima, antes do "C:\BDCLIENTE.GDB".
Após tais configurações, clique no botão "Ok", e ainda com o componente "SQLConnection" selecionado, mude a propriedade "Connected" para "True".
delphi












Pronto, a conexão com o banco está estabelecida.
E a série continua, fique atento no que vamos aprender durante 10 dias com a "série hora de aprender".

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!