ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

15 de abril de 2012

Delphi - Linguagem de programação ou IDE?

embarcadero delphi
O Delphi é uma linguagem de programação baseada em object pascal. Também é uma ferramenta RAD (Rapid Application Development - Desenvolvimento rápido de aplicações), e uma IDE (Integrated Development Environment - Ambiente de Desenvolvimento Integrado), podendo ser utilizado para o desenvolvimento de aplicações cliente/servidor e aplicações de uso genérico.
Hum, não entendi esses termos, IDE? RAD? What this is?

Muitos pensam que uma IDE é uma ferramenta repleta de componentes visuais tais como botões, campos de texto, etc, mas isso é o que chamamos de interface gráfica (GUI), uma IDE é apenas um ambiente integrado de desenvolvimento, basicamente composto pelo depurador, compilador dentre outras ferramentas básicas.
O pascalzim e o Borland C são exemplos de IDE, se observarmos, o pascalzim quase não tem interface gráfica e o Borland C muito menos, possui apenas um console, então, uma IDE não é uma ferramenta que obrigatoriamente DEVE ter componentes visuais, agora vem o "X" da questão, algumas empresas de IDE's agregam componentes visuais à IDE para facilitar a programação e enriquecer o ambiente, como é o caso da IDE Delphi.
A este tipo de IDE damos o nome de IDE RAD, ou sejam, a partir do momento em que inserimos algum componente o Delphi já escreve o código fonte, agilizando o desenvolvimento.
Os componentes possuem propriedades e incluem classes que são utilizadas e que se relacionam com outros objetos, a partir do momento em que um objeto é selecionado, tudo isso já é escrito pelo Delphi no fonte, imagina ter que declarar tudo isso na mão como na linguagem Object Pascal?
Graças a Borland, temos uma IDE que facilita muito a vida dos programadores de Object Pascal, lógico que hoje quem comprou a IDE Delphi é a empresa Embarcadero.
Outro exemplo de IDE RAD é o Visual Basic da Microsoft, porém, existem diferenças entre as mesmas, por exemplo, a IDE RAD Delphi destaca-se por possuir um compilador rápido e otimizado.
O engenheiro de software que desenvolveu o Delphi (as primeiras versões quando ainda era da Borland) foi Anders Hejlsberg, que posteriormente migrou para a Microsoft onde criou a plataforma .NET, utilizado no Delphi 8. Após ter desenvolvido o Delphi, ganhou muito destaque, em 1996, ano em que migrou para a Microsoft, continuou em destaque no desenvolvimento .NET.
Outras vantagens do delphi é a programação visual, programação orientada a eventos, infinidade de componentes, e suporte a programação orientada a objetos, que já era uma característica da linguagem Object Pascal.

Referência


(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!