ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

21 de setembro de 2012

Como fazer um Extract MetaData com o IbExpert? (Parte 1)

ibexpert
Olá pessoal, salve, salve!
Estamos aqui com mais um artigo para vocês.
Pra galera que curte hardware e redes, fiquem atentos, voltaremos a publicar artigos sobre hardware, redes, servidores linux e muito mais.
Outras novidades que passarão a fazer parte do blog clipatec informática são os artigos sobre PHP orientando a objetos e Webdesign.
Enfim, fiquem ligados por aqui.
Agora vamos ao artigo de hoje. Hoje vamos aprender a usar um recurso muito interessante da ferramenta IBExpert, o: extract metadata. Qual a utilidade dessa ferramenta?
É muito simples, quando você cria um banco de dados usando o SGBD Firebird por exemplo, deve-se levar em consideração sua versão.
Suponhamos que você tem em seu computador, o Firebird 2.5, e cria um banco de dados pelo IBExpert. Se você copiar esse banco e tentar conectá-lo em uma outra máquina que tenha o Firebird 2.0 instalado por exemplo, ocorrerá um erro, alegando que a versão do Firebird é obsoleta, ou seja, o seu banco está numa versão mais nova e o SGBD instalado está numa versão antiga, e por este motivo, você não vai conseguir conectar o seu banco ao SGBD.
Claro, o Firebird 2.5 trata alguns tipos de dados de forma diferente em relação às versões anteriores, alguns recursos novos são inseridos ou alterados, dentre outras particularidades que a versão anterior não dá suporte.
E aí? O que fazer? Criar o banco tudo novamente com o Firebird 2.5? E se o banco for muito grande? Com certeza esta seria uma solução nem um pouco gentil. Para resolver isso, temos essa ferramenta maravilhosa do IBExpert, na verdade, essa ferramenta gera os comandos de criação do banco de dados na forma de script, sendo assim, bastaria você ler este arquivo gerado no IBExpert com o Firebird 2.0 instalado, que todo seu banco será reconstruído na versão antiga do FireBird.
Logicamente se teu banco possuir recursos que só existem no Firebird 2.5, não funcionará na versão antiga.
Se isso ocorrer, o melhor seria desinstalar a versão antiga e instalar a versão recente do Firebird no PC.
Então não seria melhor e mais prático fazermos isso?
Neste caso a resposta seria sim. Mas vamos pensar numa outra utilidade desta ferramenta: o backup do banco.
Se teu banco corromper, ou algum vírus infectar seu banco e as cópias de segurança do mesmo? Teria que criar o banco tudo novamente, utilizando essa ferramenta, a sua vida será salva '☺'.
Também e possível extrair todos os registros das tabelas, mas explicaremos em um outro artigo. Esperamos você na parte 2 para vermos como proceder para usar a ferramenta Extract Metadata.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!