ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

29 de outubro de 2012

VCL Style e Build Configurations no Delphi

delphi

Olá pessoal, salve, salve!

Através deste artigo quero apresentar um novo recurso presente a partir da versão XE2 do Delphi, o VCL Style e sobre o recurso Build Configurations existente a partir da versão 2009 do Delphi.
Pra quem está acompanhando a Embarcadero, sabe que o Delphi a cada dia está mais evoluído, podem falar o que quiser, mas ainda não existe uma IDE mais completa que o Delphi e com tantos recursos que facilita a vida de um programador.
Alguns andam por aí dizendo que  o Delphi será descontinuado e que o Delphi está morto, quando vejo essas frases, percebo que tem pessoas que estão tão fanáticas em outra linguagem e anda dando uns "fora" desses por aí, sim, claro, a pessoa tem que estar totalmente desatualizada pra dizer umas coisas dessas.
O Delphi jamais será descontinuado e muito menos está morto, pelo contrário, sua evolução tem atraído muitos e até os concorrentes estão observando isso.
Segura a onda aí que tem muito mais, só pra deixar bem claro, o Delphi já está atendendo outras plataformas além do Windows através da tecnologia FireMonkey presente a partir do Delphi XE2, outra grande tecnologia da Embarcadero, é servidor DataSnap, visando o alto desempenho das aplicações Delphi.
Ok, estes são assuntos para outro artigo, vamos ao foco do nosso artigo de hoje.

VCL Style

Até a versão XE do Delphi, se um programador queria mudar a aparência de seu software, teria que instalar componentes de terceiro para tal, porém a partir da versão XE2 do Delphi, agora temos nativamente a VCL Style.
Com esta opção, é possível aplicar um skin ao projeto, sendo assim, o Delphi ajusta automaticamente o visual (aparência) das telas e controles da aplicação, sendo o Style uma espécie de template.
No Delphi já vem uma lista de estilos que você pode estar escolhendo e até personalizando, porém, você tem total liberdade para baixar outros skins e instalar no Delphi.
Veja abaixo como encontrar esta opção:
Com um projeto aberto no Delphi, clique no menu "Project":

delphi



















Feito isso, selecione a opção "Options":

delphi
























Ao lado esquerdo, temos uma lista com menus, para encontrar a VCL Style, basta clicar no menu "Application" e depois no submenu "Appearance". Pronto, note que ao lado direito temos o "Custom Styles" exibindo uma lista de estilos que você pode estar selecionando e aplicando e seu projeto:

delphi




















Selecione um estilo na lista e clique no botão "Preview". Pronto, observe agora que temos uma pré-visualização de como ficaria o projeto. Divirta-se!

delphi
























Build Configurations

Hum, este recurso é formidável. Antigamente, após desenvolver um sistema, é normal o código fonte ficar sujo com comandos e/ou classes que usamos e posteriormente deixamos de usar, isso fazia com que, o executável final do projeto ficasse muito grande e com coisas que não estariam sendo usadas.
Observando isso, alguns programadores iam em busca de programas que reduzia o tamanho do executável, na verdade, estes programas limpava o código fonte do projeto, tirando tudo aquilo que não está sendo usado.
Pois bem, se esse trabalho era feito perfeitamente não sei, mas nada melhor que usar um recurso da própria fabricante, é isso que temos desde a versão 2009 do Delphi, o Build Configurations, onde na própria IDE, através deste recurso, geramos o executável de nosso projeto limpo de toda sujeira.
Então vejamos como proceder para tal no Delphi.
Com um projeto aberto no Delphi, vá até a janela "Project Manager". Agora, clique no sinal de "+" da opção "Build Configurations" do projeto:

delphi



















Note que por padrão temos a opção "Debug" ativa, sei disso porque ela está em negrito.
Com esta opção, você tem todas as classes e "units" disponíveis para que você possa usá-las em seu projeto.
Esta é a opção recomendada durante o tempo em que você estiver desenvolvendo, para não ter problemas.
Agora, note que abaixo temos a opção "Release", após você ter concluído o seu projeto, e estar pronto apenas para compilar a última vez e em seguida distribuí-lo, basta dar um duplo-clique sobre a opção "Release" para ativá-la, e compilar novamente, sendo assim, a própria IDE se encarrega de limpar tudo aquilo que está em seu fonte e que não está sendo usando em lugar algum, deixando o seu executável final bem leve.
Por este motivo recomendo: apenas use a opção "Release" no final, durante o desenvolvimento, deixe a opção "Debug".
Você pode fazer o teste, abra um projeto no Delphi, compila na opção "Debug", depois compila novamente na opção "Release", na pasta do projeto você terás duas pastas "Debug" e "Release", acesse estas pastas e compare o tamanho dos executáveis de cada uma.
Logicamente se teu projeto for muito pequeno, terá um diferença muito leve, coisa de kilobyte, mas se teu projeto é grande, você notará uma diferença considerável!
É isso aí galera, objetivo concluído, até a próxima, use e abuse dos recursos que a IDE Delphi te oferece, isso é muito bom! Abraço.

Recomendo
(Por Welinton Junior Dias)

7 comentários:

  1. Hi, аlways і used to chеck website posts
    here eaгly in the mornіng, аs i liκe to fіnd out more and
    more.

    Fееl fгee to vіsit my blog post: payday loans

    ResponderExcluir
  2. Um pequena dica que trás uma informação de grande importância.

    ResponderExcluir
  3. estou tendo um problema quando uso style do delphi xe5, coloco um botao bitbtn no form aplico um style e coloco um comando pra desabilitar o botao , quando clico no botao ele tem que ser desativado , so que se o mouse tiver em cima dele o botao na o fica sinzento ele fica desabilitado mas a cor nao muda, pode me ajudar nisso, faca um teste e veja voce mesmo
    obrigado
    edson garcia de melo
    fhenixsistemas@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson Melo, teria como nos enviar o seu projeto de exemplo para verificarmos?
      Pode ser que o estilo que você esteja aplicando, não diferencia o botão quando está habilitado ou desabilitado.

      Grato.

      Excluir
    2. favor me enviar o endereco para te mandar por email

      Excluir
    3. Olá, uma mensagem foi enviado no e-mail citado no comentário pela nossa equipe. Abraço.

      Excluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!