ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

3 de junho de 2013

Projeto, interpretação e produto

Olá galera, salve, salve!
Hoje nós vamos falar sobre três fatores que estão fortemente ligados ao desenvolvimento de software ou sistema (Desktop ou Web).
Não é a intensão ir muito a fundo sobre esses fatores, apenas vamos analisar uma imagem que é vista por todos estudantes da área de desenvolvimento de sistemas.
Muito bem, já começamos dizendo que, a análise é o principal fator durante o processo de desenvolvimento. Por que?
Uma análise mal feita, digamos assim, acarreta uma série de problemas e imprevistos durante o desenvolvimento.
A equipe de desenvolvimento se perde, muitos detalhes importantes ficam para trás, recursos e funcionalidades implementadas que fogem da solução que se propõe, enfim, muitas coisas desagradáveis para a empresa.
Por isso, uma análise, deve ser muito bem feita, para que o resultado final seja realmente aquilo que o cliente pediu.
Então observe a imagem abaixo:

analise sistema
Clique na imagem para ampliar o tamanho



















No primeiro quadro, o cliente explica o que ele precisa. É normal nessa etapa, o cliente não deixar muito claro o que quer, por isso, o analista deve extrair o máximo de informação e detalhes que puder. Percebe-se que o cliente explica, e dá a entender que quer um balanço com três tábuas.
Como um bom líder de projeto, ele já deveria enxergar esse erro, pois, não é normal um balanço com três tábuas.
Muito bem, no segundo quadro, observamos que o líder do projeto entendeu a explicação do cliente como sendo um balanço em frente ao tronco de uma árvore, ou seja, seria impossível balançar.
Para resolver esse erro, observamos que no terceiro quadro o analista corta o tronco ao meio e coloca duas estacas ao lado para segurar a parte de cima da árvore que está separada, sendo assim, já era mais possível balançar, e mesmo assim, não ficou tão legal a ideia.
No quarto quadro, o programador implementa, amarrando o balanço na árvore, só que no tronco, tornando a tarefa de balançar impossível, e pra piorar, arrastando no chão.
No quinto quadro, o consultor descreve o produto como se fosse o melhor existente no mercado, colocando qualidades e característica que nem possui, apenas para deixar o cliente na expectativa de algo perfeito e que resolveria o seu problema.
No sexto quadro, percebe-se que a documentação nem existe, muitas empresas não documentam nada sobre o projeto, o que pode ser um grande problema no futuro.
No sétimo quadro, as funcionalidades não foram todas implementadas, ou seja, o projeto não estava completo, "redondinho". É um outro grande problema, muitas vezes devido ao erro na estipulação no prazo de entrega, para não atrasar, acaba entregando o produto incompleto para o cliente.
No oitavo quadro, vemos que o ciente foi cobrado bem caro, levando em conta o quinto quadro, ou seja, o cliente paga um produto super, quando na verdade o produto não atinge 50% daquilo que deveria.
No penúltimo quadro, notamos que a manutenção do sistema quase inexiste, e no último quadro, o que o cliente realmente queria era um balanço simples feito com pneu.
Concluímos com isso que, um erro lá no início de tudo, perdura durante todo o processo de desenvolvimento, o cliente não soube explicar de forma clara o que gostaria, o analista não colheu todos os dados necessários, a projeção saiu errado, a implementação mais ainda, sem documentação, faltando recursos, manutenção complicada, e o pior, não era o que o cliente queria.
Isso é um grande problema para uma empresa de desenvolvimento, esses erros devem ser eliminados desde o início, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, e o principal, o produto agradar o cliente.
Então, cremos que deixamos claro para todos a importância da análise no processo de desenvolvimento, pretendemos falar mais a fundo sobre esses assuntos, e este foi mais um artigo da nossa equipe pra você que está entrando ou faz parte desse mundo, reflita, e organize-se, desta forma, o desenvolvimento fica muito mais gostoso!
Abraço galera, e até o próximo!

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!