ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

18 de setembro de 2013

Métodos Construtores e destruidores

construtor delphi
Olá pessoal, neste artigo vou fazer uma pequena e simples introdução sobre métodos construtores e destruidores.
O construtor (constructor) de uma classe é responsável por criar um objeto. Ele é chamado para inicializar os valores de um objeto.
O destruidor (destructor) faz o oposto do construtor, ele elimina (libera) da memória o objeto quando este não é mais necessário.
O método Create é chamado de construtor, ele aloca a memória para uma nova instância de um objeto e retorna uma referência para o mesmo.
No Delphi, os componentes de um formulário são criados e destruídos automaticamente, entretanto, se o desenvolvedor escreve o código para instanciar um objeto, ele é o responsável para destruí-lo também.
Os objetos herdam o método destruidor da classe TObject, sendo assim, não é necessário redeclará-lo dentro da classe, basta chamá-lo através do método "Free".
Abaixo temos um exemplo:
unit UCliente; 
interface 
type  TCliente = class(TObject) 
     Nome: string; 
     Cidade: string; 
     Idade: Integer; 
     constructor Create;  end;
implementation 
{ TCliente } 
constructor TCliente.Create; 
begin 
     Nome := 'Aparecido Donada'; 
     Cidade := 'São Paulo'; 
     Idade := '20'; 
end; 
end.
Temos uma classe "Cliente", que por convenção, toda classe no Delphi inicia-se com a letra "T", como vocês podem observar, essa classe é descendente de "TObject" que é a classe de origem de todos os objetos da VCL, portanto, todas as classes descendem de TObjetc, como isso é regra no Delphi, não há a necessidade de escrever "TObject" na frente da classe, pois o IDE já entende.
Logo após temos os atributos da classe seguido de seu tipo e o método construtor "Create".
Na seção "Implementation" temos a implementação do método constructor, que como aprendemos, ele cria e inicializa o objeto com valores.
Qualquer dúvida, comente! Abraço.
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!