ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

4 de outubro de 2013

Abstração e herança - POO

abstracao, heranca, delphi
Ola gente boa, estamos de volta e hoje vamos entender um pouco sobre dois fortes conceitos da programação orientada a objetos! Let's go!
Sem dúvida a programação orientada a objetos possui paradigmas que de fato tornam a programação mais eficiente e neste artigo vamos falar sobre abstração e herança.

Abstração

É a habilidade de uma linguagem modelar as características dos problemas do mundo real que o programa esta tentando resolver.
Com o processo de abstração podemos extrair as características essenciais de um objeto real, desta forma é possível definirmos um modelo fiel da realidade que pode ser reutilizado por mais de um objeto, por exemplo, no Delphi temos a classe "TAnimal" e nela temos o método abstrato "EmitirSom":

TAnimal = class
  Public
    constructor Create;
    function EmitirSom: String; virtual; abstract;

Notamos que o método "EmitirSom" não esta preso a um objeto específico, isso significa que, qualquer objeto que possuir essa característica poderá utilizá-lo, por exemplo, se o objeto "Gato" utilizar esse método, o retorno seria "Miau", se o objeto "Cão" utilizar esse método, o retorno seria "Auau", este é um exemplo simples, apenas para fixar o entendimento.
É muito importante que você entenda que a abstração não se prende à um objeto específico, é um conceito que torna um módulo independente e pronto para ser reutilizado.
Vale ressaltar que nem sempre a abstração surte os mesmos resultados, depende da visão da pessoa, por exemplo, um carro para o mecânico se caracteriza por marca, modelo e potência, já para um usuário comum  se caracteriza por cor, marca, modelo e preço.

Herança

É a capacidade de um objeto obter as características de outro objeto, dizemos que o objeto que será herdado é o "Pai" e o objeto que está herdado é o "Filho".
Sua principal característica é a reutilização de código, por exemplo, no Delphi, criamos um formulário padrão de cadastro, contendo os componentes e códigos que serão comuns em todos os formulários de cadastro, sendo assim, quando for criar o formulário de cadastro de Cliente, Fornecedor, Produto, etc, herdamos do formulário padrão e implementamos apenas o que for particular de cada um.
Então, a herança ocorre quando uma classe utiliza a implementação de outro classe para desenvolver uma especialização dela. Forma-se uma hierarquia de classes, onde cada nível é uma especialização do nível anterior.
No Delphi, todas as classes descendem de "TObject", ela está no topo da hierarquia das classes.
Bom galera, vamos ficando por aqui, fiquem atentos, estaremos publicando mais conceitos sobre Orientação a Objetos e no final, faremos um exemplo prático no Delphi. Abraço a todos.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!