ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

21 de janeiro de 2015

Abordagem sistêmica - O que é sistema?

sistema transito
Olá gente, vamos ao primeiro artigo deste ano (2015) que promete muita novidades e variados assuntos neste blog que você sempre acompanha. Neste artigos vamos fazer uma breve introdução a respeito de sistemas de informação, o que é?

No dia a dia ouvimos ou até mesmo já dizemos as seguintes frases:


  • O sistema do banco está fora do ar
  • O sistema de trânsito está muito ruim
  • O sistema político está em decadência
  • O sistema digestivo, etc.

Note que em todos estes exemplos temos a palavra "sistema" que sempre está acompanhada de outra que a qualifica. O sistema está inserido em um ambiente, que é a parte externa onde o mesmo está.
Todo e qualquer sistema possui elementos característicos vinculados que interagem entre si contribuindo para o objetivo do sistema, por exemplo, em um sistema de trânsito temos os elementos: pedestres, veículos, motoristas, ruas, placas, sinalizações, semáforos, agente de trânsito, etc.
Então como podemos definir a palavra "sistema"?

Existem diversas definições para isso, algumas bastante abrangentes e outras generelizadas, por exemplo:

"Conjunto de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um conjunto de objetivos" (DIAS & GAZZANEO, 1989:4).

"Um sistema é um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência" (CHIAVENATO, 1983:515).

"Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo" (BALLESTERO ALVAREZ, 1990:17).

"Conjunto de elementos, entre os quais haja alguma relação. Disposição das partes ou elementos de um todo, coordenados entre sí, e que formam uma estrutura organizada" (FERREIRA, 1988:471).

Em nossa área de TI, vamos considerar sistema como sendo um conjunto de entidades relacionadas, que interagem entre sí, buscando atingir um objetivo.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!