ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

17 de outubro de 2016

Cadastro Delphi com dataware - modelo 2 - DataModule de interação com a base de dados

delphi

Olá pessoal. Dando continuidade em nosso série "Cadastro Delphi com dataware - modelo 2", neste artigo vamos criar o "DataModule" da nossa aplicação.
Antes de começar, faça o download da base de dados que utilizaremos que se encontra no final do artigo. Salve-o na pasta do projeto.
Para isso, clique no menu "File/New/Other...". Em "Delphi Files" selecione "Data Module" e clique no botão "OK". Um novo Data Module será criado, salve com o nome "uDmDados". Legal, agora renomeie a propriedade "Name" do Data Module criado para "DmDados".
Agora vamos inserir os componentes que utilizaremos para interagir com a nossa base de dados. Trabalharemos neste exemplo com os componentes da "DBX".
O primeiro componente a ser adicionado é o "TSQLConnection". Este componente é responsável por conectar a aplicação com a base de dados, para que possamos desenvolver nossa aplicação para banco de dados.
Renomeie a propriedade "Name" do "TSQLConnection" para "sqlConexao". Na propriedade "Driver", escolha a opção "Firebird", desta forma, estaremos definindo o componente para utilizar as DLL's e driver correspondente ao banco FireBird.
Altere a propriedade "LoginPrompt" para "False", para desativar a autenticação. Para finalizar, clique no botão elíptico (três pontinhos) da propriedade "Params". Note que uma janela contendo alguns valores configurados será aberta. Neste janela, apenas defina o caminho da base de dados na chave (key) "Database":

delphi data module

Clique no botão "OK", agora, altere a propriedade "Connected" para "True". Se ocorrer algum erro, poste nos comentários que ajudaremos.
Agora insira três componentes "TSQLDataSet", dois "TDataSetProvider" e dois "TClientDataSet".
Na propriedade "SQLConnection" dos três "TSQLDataSet" aponte para o componente de conexão, a saber, "sqlConexao".
Agora altere a propriedade "Name" dos componentes da seguinte forma:

  • 1 TSQLDataSet: sqlPesq;
  • 2 TSQLDataSet: sqlCad;
  • 3 TSQLDataSet: sqlAux;

  • 1 TDataSetProvider: dspPesq;
  • 2 TDataSetProvider: dspCad;

  • 1 TClientDataSet: cdsPesq;
  • 2 TClientDataSet: cdsCad;

Na propriedade "DataSet" do componente "dspPesq", aponte para o componente "sqlPesq". Agora na propriedade "ProviderName" do componente "cdsPesq" aponte para o componente "dspPesq".
Preste muita atenção nestas ligações para não ligar em componente errado.
Agora selecione o componente "dspCad" e aponte para o componente "sqlCad" através da propriedade "DataSet". Agora selecione o componente "cdsCad" e aponte na propriedade "ProviderName" para o componente "dspCad".
Muito bem, agora já temos nossa estrutura pronta, agora só falta implementarmos as instruções SQL e algumas programações, e assim faremos no próximo artigo. Um grande abraço e até lá.
delphi datamodule

Download

- Base de dados;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!