ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

22 de dezembro de 2016

Cadastro Delphi com dataware - modelo 2 - Implementações do cadastro - parte 2

delphi cadastro

Olá pessoal, neste artigo vamos concluir a implementação do nosso CRUD. Este artigo, é parte integrante da nossa série de "Cadastro em Delphi com dataware - modelo 2", este é o penúltimo artigo.
Hoje vamos implementar nossa função de pesquisa, e montar o layout de cadastro onde teremos os campos para realizar o cadastro de cliente.
Com o projeto aberto, dê um duplo clique sobre o componente "acLstAcoes", e na janela que abrir, um duplo clique sobre a ação "ac_pesquisar". Ao fazer isso, seremos levados ao código.
Muito bem, implemente-o da seguinte maneira:

delphi cadastro

A primeira coisa que fazemos, é garantir que o dataset de pesquisa esteja fechado para receber o filtro correto e ai sim, trazer o resultado, então fizemos um teste verificando se o mesmo está ativo/aberto, caso esteja, chamamos o método "close" do dataset para fechá-lo.
O próximo passo é verificar qual opção de filtro está definida em nosso "comboBox". Caso a opção definida seja por "Código", então usamos a função "TryStrToInt" que tenta converter um valor "string" para "inteiro", caso esta conversão não seja possível, a função retorna "falso", precisamos garantir que o código digitado seja realmente um valor inteiro, por este motivo fizemos esta validação. Como você observou no código, caso a função retorne "falso" imprimimos uma mensagem para o usuário dizendo que o código que foi digitado é inválido.
Se a opção de filtro foi por nome, então alimentamos o parâmetro correspondente ao nome no dataset de pesquisa. Note que zeramos os parâmetros que não estamos usando, através do comando "Clear".
No final, após alimentar o parâmetro correto do "select", abrimos o dataset e o movemos para o primeiro registro. Pronto, simples, rápido e fácil.
Agora vamos montar nossa tela onde ficarão os campos do nosso cadastro. Selecione o componente "pgControle" e selecione a aba "tbDados".
O que vamos fazer é algo bem simples, vá até o DataModule (DmDados), dê um duplo clique sobre o "cdsCad" para abrir a janela do "Fields Editor", agora volte para o formulário de cadastro que já está aberto na aba "tbDados", agora selecione todos os campos na janela do "Fields Editor" do "cdsCad", e após selecionar todos, simplesmente clique e arraste para o formulário. Ao fazer isso, note que automaticamente serão criados os "DBEdits" para cada campo da tabela, com suas respectivas "Labels". Top, né não?
O seu único trabalho é apenas alterar o "Caption" das "Labels" para um nome mais formal, pois ele pega por padrão o nome do campo na base de dados.
Ordene os campos segundo seu gosto, no final teremos algo parecido com a imagem abaixo:

delphi cadastro

Muito bem galera, assim finalizamos mais um artigo, logo teremos vídeo-aulas sobre este tutorial, que poderá te ajudar melhor no entendimento, caso os artigos não estejam sendo tão claros, por isso, não chore. 😀
Legal, até o próximo artigo então, onde faremos alguns ajustes a nível de código e montar os arquivos para distribuição do aplicativo. Abraço e até lá!

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!