ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

6 de novembro de 2012

Data Explorer e SQL Window no Delphi

Olá gente boa! Aqui vai mais um artigo sobre o Delphi.
Um dos meus principais objetivos ultimamente é através deste blog, apresentar os vários recursos da IDE Delphi, muitas pessoas precisam conhecer este ambiente, até mesmo você que trabalha com Delphi no seu dia-a-dia, nos acompanhe que vou mostrar vários recursos que você nem imagina que existe, e que talvez, facilitaria sua vida em algo.
Eu me impressionava a cada minuto com o Delphi durante o curso oficial, muitas coisas eu até via na IDE mas não tinha ideias do que era, então, quero mostrar pra vocês tudo que aprendi neste curso que vou levar comigo pra sempre, quem tiver oportunidade de fazê-lo, faça-o, é realmente muito bom, e com material da próprio Embarcadero.
Hoje quero mostra dois recursos do Delphi: a paleta Data Explorer e a janela SQL Window.
Vamos começar pela paleta Data Explorer.

Data Explorer (Gestor de dados)

O data explorer é um navegador de banco de dados e uma ferramenta de edição, que possui os drivers nativos dos SGBD's mais utilizados.
Com ele, você consegue gerenciar as conexões com banco de dados, a estrutura do banco (views, procedures, functions, índices, etc), através do recurso 'Drag-and-drop/Arrastar e soltar' você pode arrastar por exemplo uma tabela e a IDE já cria automaticamente os componentes de conexão, facilitando o trabalho do programador além de executar instruções SQL (DDL/DML).


data explorer delphi

















SQL Window

Através da janela SQL você pode executar comandos SQL do tipo DDL (Data Definition Language) ou comandos DML (Data Manipulation Language), se você ainda não conhece, acesse nosso artigo onde explicamos os comandos DML,DDL e DCL.


sql window delphi

























sql window delphi

















Em próximos artigos vou explicar como usá-los. Aguardo você.

(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!