ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

11 de julho de 2016

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Criando o banco de dados

banco de dados

...Hey, Jude, don't make it bad...pã-rã-rã (tentativa de fazer o som do teclado que não deu muito certo kkk)...

Fala gente boa. Este é o primeiro artigo da série, onde vamos criar o banco de dados que usaremos nesse pequeno projeto.
Como acabo de dizer, é um projeto pequeno, onde teremos três cadastros, são eles: cadastro de estado, cidade e cliente.
São poucos campos envolvidos, a ideia é apenas mostrar de maneira rápida e simples a implementação do MVC mais a camada DAO no Delphi. A partir desta ideia, você aplica em seus projetos e tudo numa boa!
Na imagem abaixo, temos o DER do nosso banco, em cima dele criaremos nosso banco de dados.
der

Então vamos lá, estamos usando para este tutorial a ferramenta "IBExpert" para trabalharmos com o banco de dados.
Ao abrir o IBExpert, clique no botão "Create Database" como indicado na imagem abaixo:
banco de dados

Ao clicar no botão aparecerá uma janela onde faremos algumas configurações, na opção "Server" vamos definir que o banco será criado em nossa máquina local, na opção "Database" definiremos o diretório/pasta onde será criado o nosso banco. Vale ressaltar que é necessário já definir o nome do arquivo do banco com o final ".fdb". No nosso caso, nomeamos "cadcliente.fdb".
Também, precisamos definir o usuário e senha padrão do Firebird, que por sinal, é o banco que utilizaremos nessa pequena série. O usuário em maiúsculo "SYSDBA" e a senha em minúsculo "masterkey".
Feito isso, apenas marque a opção "Register Database After Creating" caso não esteja, para que quando clicarmos no botão "Ok", aparecerá a Janela de registro. Segue a imagem abaixo com as configurações:
banco de dados

Ao clicar no botão "Ok", a janela de registro do banco será exibida. Esse registro é apenas para aparecer na listagem do IBExpert para que possamos interagir com o banco quando necessário.
Nesta janela, vamos definir um apelido para o banco no passo 1. Depois definimos o "Charset" no passo 2 e no passo 3 selecione a opção "Default_charset" em "Font Characters Set". Após isso, clique no botão "Register". Segue imagem:
banco de dados

Muito bem, feito isso, nosso banco já estará na lista de bancos do IBExpert:
banco de dados

Dê um duplo clique sobre "Cad Cliente" para conectarmos em nosso banco. Agora vamos começar criar nossas tabelas. Para isso, clique com o botão direito sobre a opção "Tables" e em seguida, clique em "New Table" como demonstra a imagem abaixo:
banco de dados

Lembrando que estamos criando o banco de dados usando os recursos visuais da ferramenta IBExpert, se preferir, pode criar via SQL.
Note que uma janela nova será aberta. É nela que vamos definir o nome da tabela com seus campos e tipos. Na imagem abaixo temos alguns passos numerados de 1 a 5, vamos explicar cada um:
banco de dados

No passo 1 é o local onde definimos o nome da tabela a ser criada.
Agora vamos criar os campos da tabela, ID e Sigla, para isso, basta digitar os nomes dos campos nas linhas, feito isso, vamos para o passo 2 onde escolhemos o tipo de dados que cada campo vai armazenar.
No passo 3 dê duplo clique sobre a caixa para marcar a opção "Not Null", com isso, o campo se torna obrigatório ser preenchido com algum valor, não aceitando valor nulo.
No passo 4, dê duplo clique sobre a coluna "PK" do campo "ID" para defini-lo como chave primária da tabela, e finalmente no passo 5, clique no botão indicado para compilar e gerar a tabela fisicamente no banco.
Uma janela será aberta com os comandos utilizados na ação e dois botões, "commit" e "rollback", onde o "commit" confirma a ação e o "rollback" desfaz a ação, então, clique no botão "commit".
banco de dados

Maravilha, agora faça o mesmos procedimentos para criar as tabelas "cidade" e "cliente". No DER que está no início do artigo você encontrará os nomes dos campos com seus respectivos tipos.
PORÉM, alguns detalhes não estão explícitos no DER que você terá que fazer, são eles:
- Na tabela cidade todos os campos são obrigatórios e temos a chave estrangeira "ID_ESTADO", vamos ensinar como criar uma chave estrangeira;
- Na tabela cliente, apenas os campos "ID", "NOME" e "TELEFONE" são obrigatórios e temos a chave estrangeira "ID_CIDADE".
LEGAL, agora vamos aprender como criar uma chave estrangeira visualmente. No exemplos faremos isso na tabela CIDADE e o mesmo você fará na tabela "CLIENTE".
Com a tabela "CIDADE" aberta, clique na aba "Constraints" conforme o passo 1 da imagem abaixo. Depois, clique na sub-aba "Foreign keys" conforme o passo 2 e finalmente, clique com o botão direito do mouse sobre a área em branco e escolha a opção "New foreign key Ins" conforme o passo 3.
banco de dados

Ok, note que uma nova "Foreign Key" foi criada. No passo 1 definimos o nome da chave estrangeira, que por padrão é o nome da tabela atual mais o nome da tabela d ligação. O passo 2, é o campo chave estrangeira da tabela atual. No passo 3 indicamos a tabela de ligação e no passo 4 o campo original referente à chave estrangeira.
banco de dados

Feito isso, basta confirmar a ação, clicando no botão indicado:
banco de dados

Legal, como sempre, aparece a janela com os comandos usado. Apenas clique no botão "Close".
banco de dados

Muito bem meu povo, concluindo esses passos, nosso banco está pronto, agora, partiu, programar!!! rsrsrs Forte abraço até o próximo artigo.

Este artigo faz parte da série: Cadastro Delphi POO + MVC + DAO;
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!