ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

6 de julho de 2016

Série cadastro Delphi POO + MVC + DAO

desenvolvimento
1, 2, 3 indiozinhos, 4, 5, 6 indiozinhos, 7, 8, 9 indiozinhos, 10 no pequeno bote....ops, na verdade não é um artigo sobre músicas infantis hahahaha.
Estamos dando início a uma série de conteúdo bem bacana, ela já está pronta, apenas postaremos suas partes aos poucos no blog. Sintam-se livres para comentar, sugerir e discutir ideias. Mas, qual o conteúdo desta série?
Vamos implementar um cadastro em Delphi usando recursos da programação orientada a objetos + padrão MVC e DAO.
Quando falamos de MVC, nossa mente dá pane. Sim, eu sei, é um assunto um tanto confuso, porque a teoria é muito linda, mas a prática é filhote de cruz credo. Cada programador implementa de um jeito e a gente nunca sabe quem está certo. Por fim, ninguém segue exatamente a risca o que o padrão MVC diz. Esta é a verdade. Até é possível sim implementar exatamente como o padrão propõe. Mas, para a infelicidade de vocês rsrsrs não vamos mostrar nesta série desta forma. Vamos implementar um cadastro usando MVC + DAO, só que, com algumas exceções.
O importante aqui, será a divisão do código fonte para uma melhor manutenção futura. Já que estamos falando de divisão de código, vamos ser sinceros. Quem nunca baixou um fonte de um programa na internet ou já pegou código fonte de um sistema onde uma unit chegava dar cãibra no dedo de tanto rolar a bolinha do mouse para chegar ao seu fim? Imagina dar manutenção nisso? Só de falar já deu uma preguiça terrível. A real é essa, não vira dar manutenção em units abarrotadas de códigos. Código poluído é terrível. 
O MVC é um padrão de desenvolvimento que um dos problemas que ele soluciona é justamente isso. A implementação é dividida em camadas para facilitar as futuras manutenções do código.
Isso tudo só foi um rápido bate papo sobre o que veremos a frente. Então, bora lá. Conforme publicaremos as etapas, vamos acrescentando aqui em uma lista, para ficar mais fácil de você seguir o passo a passo. 

1 - Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Criando o banco de dados;
2 - Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - O que é MVC?

(Por ClipaTec Informática)

4 comentários:

  1. Para a felicidade geral da nação Delphi: SUCESSO CLIPATEC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu caro. Estamos juntos. O primeiro artigo da série já foi publicado. Abraço.

      Excluir
  2. Muito bom ... otimos artigos... Parabéns.

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!