ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

11 de maio de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Camada View - Parte 5

delphi mvc poo camada view

Olá clipatequeiros de plantão. Estamos em reta final desta série de artigos, e no artigo de hoje, vamos continuar implementando os métodos da camada VIEW. Com o projeto aberto no Delphi, implemente o método "Gravar":

delphi mvc poo camada view

Conforme vimos no início da parte 3 vamos usar o Field "FOperacao", o qual, uma de suas finalidades é nortear o método gravar, rapidamente explicando, quando o usuário clicar no botão "Novo", este campo recebe um valor de tipo enumerado "opNovo", e quando o usuário clicar no botão "Alterar", este campo recebe um valor "opAlterar", desta maneira, agora aqui dentro do método "Gravar", fazemos uma verificação, se o valor deste campo é "opNovo", então o método "Gravar" vai chamar o método de inserção, caso for "opAlterar", o método  de alteração será chamado.
Após o método Inserir ou Alterar for chamado, ao final da operação, se deu tudo certo, novamente chamamos o método de pesquisa para atualizar as informações.

Muito bem, agora implemente o método "Inserir":

delphi mvc poo camada view

Como você já deve estar habituado, não tem muito segredo, algumas linhas dispensa comentários e explicações. Basicamente um objeto do tipo "TCliente" é criado, e alimentado com as informações dos componentes que o usuário digitou, logo após, este objeto é enviado para a DAO por meio da Controller, onde as informações do mesmo será extraída e inserida na base de dados, se ocorrer algum erro, este erro é retornado dentro da variável "sErro" e exibida para o usuário como uma exceção.
Agora, vamos implementar o método que faz aquela mágica nos componentes para habilitar e desabilitar conforme a operação que está sendo realizada, então, mão na massa, implemente o método "HabilitarControles":

delphi mvc poo camada view
C
Como você percebeu, este método vai habilitar ou desabilitar os controles (TEdit, TButton, etc) conforme a operação (Inserção, Alteração ou Navegação). Sem segredos nénom? Qualquer dúvida, deixe seu comentário.
Ufa, calma que já estamos quase concluindo nosso projeto por completo, daqui sete artigos chegaremos ao fim (kkkkkkkkkk) brincadeira, faltam poucos artigos. Brincadeiras a parte, agora vamos implementar o evento "OnClick" do botão "btnCliente". Este botão, está no formulário do menu principal, então, acesse ele, dê um duplo-clique sobre o botão "Cliente" e implemente desta forma:

delphi mvc poo camada view

Este botão simplesmente cria o formulário de cadastro de cliente na memória e exibe para o usuário, e quando for fechado, o mesmo é liberado da memória. É importante ressaltar que, você precisa fazer o formulário principal enxergar o formulário de cadastro, para isso, pressione "Alt + F11" e selecione o formulário de cadastro de cliente na lista, deixe a opção "Implementation" marcada e clique no botão "OK". É o famoso "Use Unit". Para finalizarmos este artigo, volte para o formulário de cadastro de cliente, selecione a "StringGrid" e implemente o evento "OnSelectCell" da seguinte maneira:

delphi mvc poo camada view






Conforme o usuário seleciona um registro na "StringGrid", o código do mesmo é armazenado no campo "IdSelecionado", conforme você observou durante as implementações, este campo é usado durante as chamadas de alguns métodos, como o método "CarregarCliente" por exemplo.
Gente boa, assim terminamos mais um artigo, esperamos vocês no próximo artigo, um dos últimos desta série espetacular. Até lá. Tchauuu brigadoooo.

Este artigo faz parte da série: CRUD Delphi POO + MVC + DAO;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!