ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

10 de maio de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Camada View - Parte 4

delphi mvc poo camada view

Salve, salve galera. De volta a nossa série, no artigo anterior havíamos implementado alguns métodos, neste artigo, daremos continuidade nas implementações dos métodos. Para tal, abra o projeto no Delphi e implemente o método "CarregarCliente" da seguinte forma:

delphi mvc poo camada view

Nas linhas 157 e 158 declaramos nossos objetos da classe TCliente e TClienteController.
Nas linhas 160 e 161 criamos as instâncias desses objetos na memória e nas linhas 176 e 177 liberamos da memória após o uso.

Na linha 163, invocamos o método "CarregarCliente" da classe TClienteController, que por sua vez, vai chamar o método "CarregarCliente" da DAO. Note que este método pede um objeto do tipo TCliente que será preenchido lá na camada DAO, e o código do cliente, cujas informações serão buscadas na base de dados para preencher o objeto.
Da linha 164 a 174, apenas estamos lendo as informações que estão no objeto "oCliente" que foi preenchido anteriormente, e jogando nos componentes da tela, para que o usuário possa ver essas informações.

Agora, vamos implementar o método "Alterar:

delphi mvc poo camada view

Este método, conforme observado, vai ler as informações que estão nos componentes da tela que foram preenchidos pelo usuário e alimenta o objeto com estas informações. Feito isso, este objeto preenchido é passado para o método "Alterar" da "TClienteController", que vai direcionar para a DAO, onde as alterações serão persistida na base de dados, caso ocorra algum erro, o mesmo é retornado pelo método através do parâmetro do tipo variável "sErro", que é exibido pela exceção (raise Exception).
Agora, o método "Listar":

delphi mvc poo camada view

Este método simplesmente ativa a aba de pesquisa.
Implemente o método "Excluir":

delphi mvc poo camada view
Clique na imagem para ampliar e vê-la completo

O método excluir também é bem simples. Na linha 196, estamos verificando se nossa "StringGrid" possui algum registro, caso contrário, uma exceção é suscitada informando que a tabela está vazia, portanto, não há o que excluir.
Caso tenha algum registro selecionado, capturamos o código dele e repassamos para o método "Excluir" da "TClienteController" que fara o resto, como você já sabe.
Após a exclusão, apenas chamamos o método de pesquisa novamente, para atualizar a "StringGrid", se isso não for feito, embora o registro seja excluído ele continuará listado na tabela, e isso pode causar uma dúvida ao usuário, que vai pensar que o registro não foi excluído.
Muito bem, assim chegamos ao final de mais um artigo, aguardamos você no próximo para darmos continuidade, já estamos quase no final desta série, continue conosco, um grande abraço.

Este artigo faz parte da série: CRUD Delphi + POO + MVC + DAO;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!