ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

21 de fevereiro de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Camada DAO - Parte 1

crud delphi poo mvc dao

Salve galera, continuando nossa série de cadastro Delphi POO + MVC + DAO, no artigo de hoje iremos iniciar a implementação da camada DAO.
Para isso, com o projeto aberto no Delphi, clique no menu "File/New/Other...", e na lista que aparece ao lado esquerdo da janela "New Items", selecione a opção "Delphi Files" e ao lado direito nos itens disponíveis, clique em "Data Module". Desta maneira um novo "Data Module" será criado.
Este será o nosso Data Module de conexão. Ele será utilizado apenas como um container para o componente "SQLConnection", visto que estaremos trabalhando com a engine de acesso a dados DBX (DBExpress).
Para cada módulo do sistema, um Data Module será criado, sendo assim, teremos a camada DAO bem dividida.
Muito bem, altere a propriedade "Name" deste Data Module para "DmConexao" e salve-o  com o nome "uDmConexao" para a "Unit" dentro da pasta DAO.
Antes de adicionarmos o componente de conexão, vamos criar a nossa definição de conexão, isso é possível, por meio da janela "Data Explorer". Faremos isso para não ter que criar um arquivo INI para poder gravar/ler o caminho do banco de dados para configurá-lo e conectá-lo em nossa aplicação, utilizaremos o arquivo próprio da DBX, o "DBXConnections.ini", que é carregado automaticamente pelo componente.

Para criar nossa definição de conexão, acesse a janela "Data Explorer", expanda o item "dbExpress" e localize o subitem "Firebird", visto que, estaremos utilizando o banco Firebird nesta aplicação exemplo.

crud delphi poo mvc dao


Clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção "Add New Connection":

crud delphi poo mvc dao

Ao fazer isso, uma janela será aberta pedindo que seja definido um nome para esta definição de conexão, digite "CadCliente" e pressione o botão "OK".

crud delphi poo mvc dao

Uma segunda janela é aberta, nela precisamos indicar o local onde se encontra o banco de dados, o usuário do banco de dados e a senha do banco de dados. Lembrando que o usuário e senha padrão do Firebird é "SYSDBA" e "masterkey" respectivamente. Para se certificar que está tudo certo, clique no botão "Test Connection", se aparecer a mensagem "Test connection succeeded", pode clicar no botão "OK" da mensagem e da janela, porque sua conexão está configurada. Caso ocorrer algum erro, poste ai nos comentários que estaremos lhe ajudando a resolver.

crud delphi poo mvc dao


Muito bem, agora que já temos a nossa configuração de conexão pronta, basta adicionar no Data Module (DmConexao) um componente "TSQLConnection". Renomeie a propriedade "Name" dele para "sqlConexao", "LoginPrompt = False", em "ConnectionName" aponte para a definição de conexão que acabamos de criar, ou seja, "CadCliente" e "LoadParamsOnConnect = True", esta última propriedade é importante estar como "True", para que a aplicação sempre que iniciada, carregue o arquivo "dbxconnections.ini" e configure a conexão com o banco automaticamente. É importante ressaltar que todas as definições de conexão que são feitas pela janela "Data Explorer" são gravadas neste arquivo INI padrão.

crud delphi poo mvc dao

É isso aeeeeeee, a parte de conexão com o banco de dados já está pronta, no próximo artigo, iremos criar a DAO Cliente. Até lá, abraços.

Este artigo faz parte da série Cadastro Delphi POO + MVC + DAO;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!