ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

22 de fevereiro de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Camada DAO - Parte 2

crud delphi poo mvc dao

yupiiii, olá, olá clipatequeiros de plantão, bora dar continuidade nessa série. Neste artigo, vamos continuar implementando a camada DAO. Sem perca de tempo, com o projeto aberto no Delphi, crie um novo "Data Module", defina o "Name = DmCliente" e salve como "uDmCliente" dentro da pasta DAO.

Adicione quatro componentes "TSQLDataSet" e altere a propriedade "Name" de cada um para "sqlPesquisar", "sqlInserir", "sqlAlterar" e "sqlExcluir". Agora adicione um componente "TDataSetProvider", altere a propriedade "Name" para "dspPesquisar" e na propriedade "DataSet" aponte para o componente "sqlPesquisar". Agora adicione um componente "TClientDataSet", altere a propriedade "Name" para "cdsPesquisar" e na propriedade "ProviderName" aponte para o componente "dspPesquisar".


crud delphi poo mvc dao

OK, agora, precisamos alimentar os componentes TSQLDataSet com seus respectivos comandos SQL. Então, selecione o componente "sqlPesquisar" e na propriedade "CommandText" adicione a seguinte instrução SQL:


"select c.id, c.nome, c.telefone, cid.nome as cidade from cliente c left join cidade cid on (c.id_cidade = cid.id) where c.nome like :nome"


Agora precisamos configurar o tipo do parâmetro "nome" presente na nossa instrução SQL. Não vamos entrar em detalhes na explicação do SQL, basicamente estamos trazendo algumas informações do banco de dados referente ao cliente, dando opção de pesquisar por nome apenas. Você pode incrementar este SQL adicionando mais opções de pesquisa. Para configurar o parâmetro, clique no botão elíptico (botão com três pontinhos...) da propriedade "Params" do "sqlPesquisar". A janela que lista os parâmetros contidos no SQL será aberta, como só temos um "o nome", então apenas ele aparece. Clique sobre este parâmetro "nome" e na propriedade "DataType" selecione o tipo "ftString". Feito isso, pode fechar esta janela, porque agora nosso componente "sqlPesquisar" já sabe que o parâmetro "nome" é um parâmetro de entrada que receberá um valor do tipo "string (texto)" que será repassado e substituído no comando SQL.
Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o componente "cdsPesquisar" e selecione a opção "Fetch Params", apenas para que este componente também tenha conhecimento do parâmetro "nome".
Show de bola, agora, selecione o componente "sqlInserir" e na propriedade "CommandText" dele, adicione a seguinte instrução SQL:

"insert into CLIENTE (ID, ID_CIDADE, NOME, CPF, RG, TELEFONE) values (:ID, ID_CIDADE, :NOME, :CPF, :RG, :TELEFONE)"

Agora, vá na propriedade "Params" para configurarmos o tipo dos parâmetros igual fizemos com o "sqlPesquisar". Segue o tipo de cada parâmetro: "ID = ftInteger; ID_CIDADE = ftInteger; NOME = ftString; CPF = ftString; RG = ftString; TELEFONE = ftString". Após ter configurado todos estes parâmetros, pode fechar a janela.
Selecione o componente "sqlAlterar" e na propriedade "CommandText" adicione o seguinte comando SQL:


"update CLIENTE set ID_CIDADE = :ID_CIDADE, NOME = :NOME, CPF = :CPF, RG = :RG, TELEFONE = :TELEFONE, where (ID = :ID)"

Configure os tipos dos parâmetros conforme fizemos no "sqlInserir". Muito bem, pra finalizarmos, selecione o componente "sqlExcluir" e na propriedade "CommandText" adicione o seguinte comando SQL:

"delete from CLIENTE where (ID = :ID)"

Configure o parâmetro "ID" para "ftInteger".

Ufa, finalmente chegamos ao fim de mais um artigo, no qual, configuramos todas as instruções SQL. No próximo artigo, vamos começar a implementação dos métodos na camada DAO. Esperamos vocês, até lá.
Este artigo faz parte da série Cadastro Delphi POO + MVC + DAO.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!