ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

24 de fevereiro de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Camada DAO - Parte 3

crud delphi mvc dao poo

Aôô meu povo, tudo bem com vocês? No artigo anterior, implementamos nossas instruções SQL, agora vamos começar a implementar os métodos da camada DAO.
Legal, com o projeto aberto no Delphi, vamos para o "DmCliente", e declare os seguintes métodos dentro da seção "public":

crud delphi mvc dao poo


Pressione a tecla de atalho "Shift + Ctrl + C" para que os métodos sejam declarados na seção "Implementation" da "Unit". Vá até a declaração do método "GerarID" e vamos implementá-lo. 
O método "GerarID" simplesmente é responsável por gerar o código sequencial (chave primária) do cadastro de cliente, implemente-o da seguinte forma:

crud delphi mvc dao poo

Na linha 108, estamos declarando um objeto/variável do tipo "TSQLDataSet". Este objeto será um componente do tipo TSQLDataSet, que utilizaremos para executar nossa instrução SQL em tempo de execução, logo após o seu uso, descartamos da memória.
Na linha 110, estamos criando este objeto na memória, na linha 114 conectamos ele ao nosso banco que está encapsulado no componente "sqlConexao" que está dentro do Data Module "DmConexao", para isso, pressione as teclas "Alt + F11", na lista que aparecer, selecione o "DmCliente", deixa a opção "Interface" marcada e dê "OK" para darmos "uses" nele dentro do "DmCliente". Agora conseguimos referenciar o componente "sqlConexao" sem erros.

Na linha 115 passamos nossa instrução SQL que está buscando o código do último registro e incrementando um a este código, desta forma, obtemos o número de sequência para o novo registro que estará sendo cadastrado. Na linha 116 abrimos o DataSet e na linha 117 retornamos este código sequencial pra quem chamou este método. Note que o tipo de retorno deste método é "Integer (Inteiro)".
Por fim, a linha 120 apenas está liberando o objeto que criamos anteriormente da memória.
O próximo método a ser implementado, é o método "Pesquisar". Note que este método pede dois parâmetros, o "sNome" que será o nome do cliente a ser pesquisado na base de dados e o "aStringGrid" que é o componente "TStringGrid" que vai mostrar o resultado desta pesquisa em forma de tabela visualmente para o cliente lá na aba de pesquisa do formulário de cadastro.
Segue sua implementação:


crud delphi mvc dao poo




crud delphi mvc dao poo
Para configurar o componente Grid, precisamos definir as colunas e linhas que receberão os valores providos pelo resultado da execução da instrução SQ, para configurarmos as linhas da nossa Grid, vamos criar uma variável chamada "iTotal" do tipo "Inteiro", é exatamente isso que está sendo feito na linha 151. Na linha 154 inicializamos o valor desta variável com um, garantindo que teremos pelo menos uma linha na Grid. A quantidade de linhas a ser configurada, deve ser exatamente a mesma quantidade de registros retornados pelo SQL, caso contrário alguns registros podem não aparecer, se caso a quantidade de linha for menor que a quantidade de registros retornados, por isso, vamos criando as linhas conforme percorremos os registros. Da linha 157 a 162 estamos apenas alimentando o parâmetro "nome" da instrução SQL atribuída ao componente "sqlPesquisar" conforme fizemos no artigo anterior desta série. Da linha 166 a 178 estamos configurando as colunas da Grid, com seus títulos e tamanhos.
Agora, da linha 180 a 191 estamos atribuindo ao objeto Grid os registros retornados do SQL.

Não vamos explicar todos os comandos porque já é do conhecimento de vocês, mas, caso tenham alguma dúvida sobre algum comando ou implementação, deixe seu comentário que explicaremos a você.
Vamos ficando por aqui. No próximo artigo seguiremos implementando nossa camada DAO Cliente. Até lá, abraço.

Este artigo faz parte da série de Cadastro em Delphi POO + MVC + DAO;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!