ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

2 de março de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Camada DAO - Parte 5

crud delphi poo mvc dao

Fala gente boa, no artigo de hoje, concluiremos finalmente a camada DAO Cliente. No artigo anterior, implementamos os métodos "CarregarCliente" e "Inserir". Neste artigo, iremos implementar os métodos "Alterar" e "Excluir", finalizando esta camada.
O método "Alterar" é muito semelhante ao método "Inserir" em sua estrutura, o que muda, é apenas a instrução SQL que está inserida no componente "sqlAlterar":

crud delphi poo mvc dao

Da linha 41 a 49 estamos lendo as propriedades do objeto "oCliente" passado por parâmetro, recuperando seus valores e atribuindo aos parâmetros do SQL. Na linha 51 tentamos persistir estas alterações no banco, se não houver falha, na linha 52 retornamos True, caso contrário, cairá no bloco de exceção, onde capturamos o erro e atribuímos ao parâmetro varável "sErro" e retornamos False.
Qualquer dúvida em relação ao entendimento dos códigos, deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo.
Agora vamos implementar o método "Excluir":

crud delphi poo mvc dao

Este método é o mais simples, porque, para excluirmos um determinado cliente, apenas precisamos saber qual é o código dele, então o método pede por parâmetro o código do cliente a ser excluído, este valor é alimentado na instrução SQL de "delete" conforme a linha 93, o restante do método, dispensa comentários, visto que é a mesma coisa dos métodos anteriores.
Muito bem, finalmente e felizmente concluímos a camada DAO Cliente. No próximo artigo, vamos dar inicio na implementação da camada "Controller".
É importante observar, que não estamos exibindo nenhuma mensagem dentro da camada DAO, pois, as mensagens estão sendo repassados por meio de um parâmetro de saída, que é uma variável, esta mensagem é retornada para a camada Controller que vai retornar para a camada View que finalmente, irá exibir na tela para o usuário. Simples assim.
Antes de encerrarmos este artigo, precisamos definir que tanto a tela de cadastro de cliente quanto o Data Module de cliente, sejam criados no momento em que formos utilizá-los, ou seja, eles não serão criados automaticamente na memória assim que a aplicação for iniciada. Para isso, clique no menu "Project/Options", clique no item "Forms" listado ao lado esquerdo, selecione o "DmCliente" e "FrmCadastrarCliente", em seguida, clique no botão com o símbolo ">" para incluí-los na lista de "Available Forms". Clique no botão "OK" e pronto, agora, eles não serão mais criados automaticamente assim que a aplicação for iniciada, iremos criá-los e destruí-los em tempo de execução, no momento em que precisarmos.


crud delphi poo mvc dao
Clique na imagem para ampliar o tamanho.


Até o próximo artigo, abraço, beijo me liga.

Este artigo faz parte da série Cadastro Delphi POO + MVC + DAO;


(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!