ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

3 de março de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Camada Controller

crud delphi poo mvc dao camada controller

Oi, tudo bem com vocês? Estamos quase acabando nossa série por completo. No artigo de hoje, iremos implementar a camada Controller que é bem simples.
Sem delongas, com o projeto aberto no Delphi, crie uma nova unit e salve com o nome "uClienteController" dentro da pasta "controller".
Vamos precisar criar uma classe "TClienteController" com seus métodos, segue a implementação (não esqueça das uses):

crud delphi poo mvc dao camada controller
Agora, pressione a tecla de atalho "Shift + Ctrl + C" e implemente os métodos da seguinte maneira:

crud delphi poo mvc dao camada controller
crud delphi poo mvc dao camada controller

Note que criamos os métodos exatamente iguais a camada DAO em sua assinatura, pois como você já sabe, a camada Controller, vai ser apenas uma intermediária entre a View e DAO, ela é responsável por definir o fluxo de dados, de onde vem e para onde vai, sendo assim, ela apenas chama os métodos da DAO, repassando os mesmos parâmetros, e após a execução dos métodos na DAO, ela captura o retorno e envia para quem está chamando o método, neste caso, será a View.
Pronto, acabou. Mas já? Só isso? Tem certeza? Simmmm. Acabou hehehe. Então isso é um tchau, até o próximo artigo, onde retornaremos a camada View, só que agora, para implementar os métodos, visto que nas parte 1 e parte 2 da View já publicados apenas criamos o layout da tela de CRUD Cliente. Até lá, abraço.

Este artigo faz parte da série CRUD Delphi POO + MVC + DAO;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!