ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

1 de março de 2018

Dados e Informação, qual a diferença?


dados, informacao, conhecimento, qual a diferenca

É comum ouvirmos a seguinte frase quando estamos em um curso da área de T.I. acerca de processamento de dados: "no computador existe a entrada, processamento e saída", até aqui tudo bem, porém, vem o erro: "entra dados, processa-se dados e sai dados". É trivial ouvirmos esta última parte até mesmo por parte de alguns instrutores/professores.
Em sistema de informação, é necessário que estes dois conceitos (dados e informação) estejam muito bem definidos, é de grande importância saber a diferença entre um e outro. Então, qual a diferença entre dados e informação?
Antes de começar a explicar a diferença entre um e outro, é importante salientar que, ambos os conceitos, são fundamentais para a construção do conhecimento, visto que, um conhecimento nada mais é que, o resultado de dados que foram analisados e se tornaram uma informação, ou seja, são etapas que precedem o conhecimento. Vamos citar alguns exemplos após a definição dos conceitos para que você possa assimilar melhor.

1. Dados

Os dados representam um conjunto/sequencia de fatos que ainda não foram analisados, ou seja, são puramente simples observações sobre o ambiente (organização, seja privada, governamental, filantrópica, etc).
Para se tornar uma informação, eles precisam ser analisados, relacionados ou interpretados e organizados de uma forma compreensível e contextualizados, isto é, com um sentido ou significado.

Exemplo 1:

dados, informacao, conhecimento, qual a diferenca
Exemplo 2:

"Laranja"

Exemplo 3:

"23", "ClipaTec", "produção", "19:30"

Agora me diga, você entendeu alguma coisa? Obviamente que não, estes três exemplos, apresentam dados, mas não sabemos o que significa, pois, ainda não foram analisados e contextualizados, ou seja, estão totalmente sem sentido algum. Veremos adiante o entendimento destes dados.

2. Informação

A informação nada mais é que, a apresentação organizada e arranjada dos dados de forma útil e compreensível,isto é, com significado. Com isso, podemos obter previsões de atividades e resultados futuros de uma organização, o que chamamos de conhecimento, a partir disso, o administrador pode tomar decisões.
Agora, vamos processar os três exemplos citados no tópico "Dados" acima:

Exemplo 1:

dados, informacao, conhecimento, qual a diferenca
Opa, agora todos aqueles dados fazem algum sentido, certo? Isso é possível porque, os dados agora estão organizados e estão apresentados a nós de maneira compreensível. Mediante isso, temos o conhecimento de que se trata de informações referentes a uma determinada pessoa.

Exemplo 2:

"A camiseta que o Welinton estava usando era de cor laranja."

Legal, quando tínhamos apenas o dado "laranja", poderíamos até arriscar em deduzir o que seria, alguém poderia dizer que se referia a fruta, outro poderia dizer que se referia a cor, quem está certo? Não daria para criar uma afirmativa, pois, o conhecimento só será obtido através do processamento deste dado. Entra aqui, a questão da abstração, que rasamento falando, é a capacidade de analisar e coletar informações do mundo real, o dado é o menor nível de abstração, enquanto a informação é um nível maior de abstração, sendo assim, chegamos ao verdadeiro sentido deste dado, que no caso, estava se referindo a "cor" e não a "fruta".

Exemplo 3:

"No dia 23, de agosto, haverá uma reunião com todos os integrantes da equipe ClipaTec Informática, as 19:30, onde será tratado o assunto referente a produção de conteúdo no blog."

Top né? Os dados que foram apresentados no tópico anterior, estão destacados em negrito, repare que, anteriormente não faziam o menor sentido, agora, já é possível termos um entendimento do que se trata.
Os exemplos citados, são bem simples, mas tenho convicção que você conseguiu compreender completamente a diferença entre esses dois conceitos.
Agora, a frase de Goldratt (1985) faz sentido: "Existem dados, mas faltam informações.", correto? É importante que estes dois conceitos estejam bem claros na sua mente.
Mediante a tudo isso, começou a surgir, a necessidade da segurança da informação (que é um assunto que pretendo falar em outro artigo), pois, dentro de uma organização, a informação é muito valiosa.

3. Conclusão

Podemos concluir então, dizendo que, os dados não possuem significado relevante, não levam a nenhuma compreensão a princípio, mas a partir do processamento, ou seja, da análise e organização, gera uma informação contextualizada, que nos leva a uma compreensão melhor, e partir disso, obtemos um conhecimento.
Agora vou deixar vocês com muito desejo, mas a imagem abaixo vai facilitar ainda mais sua compreensão:

dados, informacao, conhecimento, qual a diferenca

Corrigindo então, a frase dita no início do artigo, o correto é: entra dados, processa-se dados e sai informação. Se você leu este artigo até o final, nunca mais você pode errar isso.
A pirâmide abaixo, resume muito bem tudo isso que falamos neste artigo:

dados, informacao, conhecimento, qual a diferenca


Bom, espero que você tenha tido um ótimo aproveitamento, caso ainda tenha dúvida, deixe seu comentário, um grande abraço até o próximo.
(Por Welinton J. Dias)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme o item 6 da nossa política de comentários, seu comentário foi excluído por conter um link ao qual desconhecemos. Gratos pela compreensão. Abraço.
      https://www.clipatecinformatica.com.br/p/pol-de-comentarios.html

      Excluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!