Já citamos várias vezes em nosso site que um dos maiores problemas de qualquer componente do computador hoje é a questão do super-aquecimento.
Este detalhe deve ser primordial a ser observado.
Há alguns anos atrás, a preocupação maior em relação a aquecimento era com o processador, contudo, hoje não só o processador mais como também a maioria dos componentes interno do computador geram muito calor, e isso torna a o processo de refrigeração mais importante ainda.
A partir do processador 486, a preocupação em possuir uma ventilação interna no computador se tornou maior, algo que anteriormente não era muito difundido devido aos processadores anteriores não superaquecerem tanto, a ventoinha da fonte já era o suficiente para tal refrigeração interna.
Como isso, os processadores se viram obrigados a vir acompanhado de um dissipador de ar e uma ventoinha que unidos forma um sistema de refrigeração conhecido por muitos como Cooler.
Se qualquer processador lançado após o 486 não possuir um dissipador e uma ventoinha acoplados a ele, a probabilidade dos circuitos internos derreterem e consequentemente queimarem é de 99%.
Os primórdios lançados após o 486 ainda não eram tão inteligentes, por isso, quando a ventoinha parava de girar por algum motivo, o processador queimava-se sem escolha, já hoje, os processadores são mais inteligentes, quando há uma ventilação inadequada para o mesmo, o computador gera erros e resets aleatórios além de travamentos e congelamentos.
Isso acontece para evitar que seu processador venha se queimar.
Quando isso ocorrer, verifique a ventoinha de seu processador.
A regra que qualquer boa ventilação interna de um computador deve seguir é que o ar quente de dentro saia para fora e que o ar frio de fora entre para dentro.
Devemos ter cuidado caso compra uma ventoinha para colocar dentro do gabinete,pois quando montada de forma invertida, ela faz o processo de refrigeração contrário, ou seja, prendendo o ar quente dentro do gabinete (o calor fica retido sem sair).
Para saber se sua ventoinha está montada de forma invertida, basta por a mão em frente dela atrás gabinete, se ela tiver soprando vento está correta, caso contrário leve a um técnico para abrir a fonte e colocá-la de forma correta.
Detalhe: esta regra não vale para gabinetes desktop, apenas para os torres.
Um cuidado relevante a ser considerado na compra de qualquer Cooler, é o seu tipo.
Existem inúmeros tipos de cooler, e o técnico deve saber e instalar o mais adequado para o processador, pois a instalação de um cooler inadequado pode diminuir a vida útil do processador e interferir no bom funcionamento e desempenho final do micro.
Um recurso bastante utilizado e que ajuda muito para uma melhor refrigeração dos processadores é o uso da pasta térmica.
De acordo com a física, o ar quente sobe,e é exatamente isso que acontece no gabinete, o ar quente sobe para a parte superior do gabinete e a ventoinha pega este ar quente e joga para fora e ar frio entra através das ranhuras presentes no gabinete de forma automática.
Chegamos a um ponto muito importante, a ventoinha na verdade não tem como função fazer vento frio como muitos pensam, sua função é pegar o ar quente de dentro do gabinete e jogar para fora do mesmo.
Um bom gabinete sempre vem com suportes para a instalação de mais ventoinhas, pois é sempre bom se preocupar com a ventilação interna do computador.
Um detalhe muito importante a ser reparado antes de comprar outras ventoinhas ou qualquer outro componente que será ligado na fonte de alimentação é observar a voltagem de sua fonte, se da suporte para instalar mais componentes, caso contrário ela não conseguirá alimentar todos os componentes.
Processo de refrigeração dentro do gabinete
| Imagem extraída do livro curso de Hardware 4ª edição de Gabriel Torres |
(Por ClipaTec Informática)







0 comments:
Postar um comentário
Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!