ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

8 de agosto de 2018

Algoritmo e lógica de programação - Estruturas de repetição (loop)

estrutura de repeticao loop

Olá clipatequeiros. Este artigo é voltado para os iniciantes em programação, que estão dando seus primeiros passos. Geralmente postamos coisas de nível médio e avançado, mas nosso objetivo é ajudar a todos, inclusive quem está começando agora, quanto mais programador melhor.
Vou abordar neste artigo a respeito das estruturas de decisão, também conhecidas por "loop" ou simplesmente laço de repetição. No desenvolvimento de software, estas estruturas são muito utilizadas. Em determinados momentos, precisamos repetir um determinado trecho de código (implementação) "n" vezes, é neste caso que entram as estruturas de repetição. Elas são muito úteis, até mesmo para reduzir códigos.
Podemos dividir as estruturas de decisão em dois grupos: iterativa e interativa. Uma letrinha a mais no nome, mas na prática, uma diferença considerável. Vamos ver um pouco sobre estes dois grupos de maneira bem resumida e direta (odeio enrolação, não leva a lugar nenhum e fica cansativo rsrsrs).
Praticamente, todas as linguagens de programação, disponibiliza três estruturas de repetição, são elas:

  • para ate faca
  • enquanto faca
  • repita ate


Digo "praticamente todas", porque desconheço alguma linguagem que não dê suporte a estas três estruturas, mas, vai que exista alguma por ai não é mesmo?

Estrutura de repetição iterativa (loop iterativo)

Dentro deste grupo, temos a estrutura de repetição, ou laço de repetição para ate faca.
Esta estrutura é utilizada quando já se tem o número de vezes definido que um determinado trecho de código será repetido. É dito iterativo porque dispensa a ação, interferência, interação do usuário para que o mesmo pare de se repetir, ou seja, ele vai se repetir até que o número de vezes definido seja satisfeito, dispensando a ação do usuário para pará-lo.
Vou apresentar uma situação simples, porém, vai te ajudar entender melhor. Imagine que um algoritmo precisa mostrar os números pares dentro de um intervalo de 1 até 10. Certo?
Note que já temos definido a quantidade de vezes em que este laço vai se repetir, isto é, dez vezes. Então este laço só vai parar após a décima repetição, não foi necessário o usuário intervir para parar a repetição, esta quantidade de vezes já foi predefino antes. Este laço é iterativo porque a cada repetição, a variável de controle do laço incrementa, adiciona, soma mais um.
Vejamos a sintaxe do laço para ate faca:

para "variavel_controle" de "valor_inicial" ate "valor_final" [passo "incremento"] faca
"sequencia_de_comandos"
fimpara

Onde:

"variavel_controle": é uma variável do tipo inteiro que vai controlar as repetições do laço;
"valor_inicial": definição do valor inicial para a variável_controle;
"valor_final": definição do valor limite para a variavel_controle;
"incremento": o valor a ser incrementado na variavel_controle;
"sequencia_comandos": parte do código (implementação) que será executada durante a repetição do laço;

Então, a variável de controle recebe um valor inicial para a contagem das repetições, e vai se repetir até que o valor final seja satisfeito, e, a cada repetição a variável de controle soma o valor do incremento. Este último, quando não passado, por padrão é sempre "um".
Em próximos artigos vamos trabalhar alguns algoritmos como exercícios práticos para entendermos melhor.

Estrutura de repetição interativa (loop interativo)

Dentro deste grupo, temos as estruturas "enquanto faca" e "repita ate".
Estas estruturas são utilizadas quando não temos previamente a quantidade de vezes que um determinado trecho de código irá se repetir. É dito interativo porque necessitada da ação do usuário para que o mesmo pare de se repetir. Essa interação do usuário vai ou não satisfazer uma condição de parada, desta maneira, quando tal condição for satisfeita o laço para de se repetir.
Imagine um algoritmo que cadastre nomes de pessoas, onde um menu será exibido ao usuário com duas opções: "Cadastrar" e "Sair". Sempre que o usuário escolher a opção "Cadastrar", o algoritmo pede para que o usuário digite o nome da pessoa, em seguida, o menu é exibido novamente. Percebe que, enquanto o usuário escolher a opção "Cadastrar", será necessário entrar com um nome a ser cadastrado, e quando, finalmente, o usuário escolher a opção "Sair", então, o laço para de se repetir, ou seja, a condição de parada do laço, é quando a opção escolhida for "Sair".
Essa é a diferença entre o laço iterativo e o laço interativo, este último, só para de se repetir, quando a condição de parada for satisfeita, neste caso, necessita-se da intervenção do usuário para isso. Então por que temos duas estruturas neste grupo?
Simples, o enquanto faca, o teste da condição de parada é feita no início, antes mesmo de entrar no laço, se o teste, ou expressão lógica, for satisfeita logo no início, então, o trecho de código dentro do laço nem chega a ser executado, já a estrutura repita ate, o teste da expressão lógica só é feito no final do laço, então, independente de tudo, o trecho de código dentro deste laço, sempre será executado pelo menos uma vez, ao chegar no fim, se a condição for satisfeita, o mesmo para, caso contrário, continua executando. Agora, cabe a você programador, analisar no seu dia a dia a necessidade do momento e escolher qual das duas estruturas interativas utilizar.
Vejamos a sintaxe do laço enquanto faca:

enquanto "condicao_de_parada" faca
"sequencia_de_comandos"
fimenquanto

Onde:

"condicao_de_parada": ou expressão lógica, representa o teste a ser realizado, se verdadeiro, o laço para, se falso, o laço continua executado. Esta expressão lógica é realizada a cada repetição, e deve ser do tipo booleana.

Agora, vejamos a sintaxe do laço repita ate:

repita
"sequencia_de_comandos"
ate "condicao_de_parada"

Neste caso, dispensa explicação, visto que é exatamente igual ao anterior, o que muda, é que o teste é feito no final do laço, e os comandos (repita..ate).
Também, faremos alguns algoritmos para praticar estas estruturas em próximos artigos, um grande abraço.

(Por Welinton J. Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!