ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

29 de janeiro de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Camada Model

cadastro delphi poo mvc dao camada model

Olá gente boa, esperamos que esteja tudo bem com vocês. Aqui estamos para mais um artigo da nossa série de cadastro Delphi POO + MVC + DAO.
Como prometido no artigo anterior, iniciaremos nossas implementações pela camada Model.
Quando vamos implementar o padrão MVC, sempre vem aquela pergunta: por qual camada devo começar?
Na verdade não existe uma receita, o que é crucial neste momento, é entender como funciona a lógica do MVC, porque em determinados momentos, ficaremos alternando entre uma camada e outra, portanto, se você não entendê-lo, certamente ficará perdido e não saberá o que fazer. Se você ainda tem dúvidas sobre o padrão MVC, sugerimos que leia novamente o segundo artigo desta série, e se a dúvida ainda persistir, deixe seu comentário lá no artigo que te ajudaremos.
Muito bem, para facilitar um pouco a implementação do MVC, a primeira camada a ser desenvolvida será a Model. A sequencia ficou assim: Model, DAO, View, Controller. Entretanto, apenas a camada Model conseguiremos implementar completamente sem precisar ficar navegando entre camadas, as demais, em determinados pontos teremos que parar, ir para outra camada, depois voltar, e assim até que todas as implementações de todas as camadas estejam completas. Na prática isso será melhor assimilado.
Muito bem, como você já aprendeu aqui, a camada Model, neste caso ficará apenas com as definições das classes, bem como, as regras de negócio. Lembrando que as regras de negócio, resumidamente explicando, nada mais é que, as estruturas que são definidas e o controle das operações da empresa.
Legal, abra o Delphi e logo em seguida o projeto que criamos no artigo anterior. Feito isso, clique no menu "File/New/Unit - Delphi". Repare que uma nova "Unit" foi criada, salve-a com o nome "uClienteModel" dentro da subpasta "model" do projeto.

Vamos criar nossa classe "Cliente", e apenas uma regra de negócio onde iremos restringir a gravação de clientes, impedindo que os mesmos sejam gravados sem preencher as informações: nome e telefone.
Os métodos não serão implementados na classe, faremos isso por meio do padrão DAO. É bom lembrar que existem diversas maneiras de implementar o MVC, tudo vai depender do ponto de vista do programador, o que é importante é saber as responsabilidades de cada camada, sendo assim, se você pesquisar por cadastro em MVC no Delphi, vai encontrar diversos artigos e cada um implementando de um jeito diferente. Aqui mostraremos uma forma de implementá-lo, caberá a você acatar ou não a forma que estaremos utilizando.

Segue a implementação completa da camada Model:

delphi mvc poo camada model

delphi mvc poo camada model

Na "linha 6" damos "uses" na unit "System.SysUtils", porque abaixo utilizaremos uma constante padrão do Delphi que representa "vazio", estamos falando da constante "EmptyStr".
Na "linha 8" adicionamos o comando "type", para que possamos definir nossa classe. Na "linha 9" começamos a criar nossa classe "Cliente", com suas respectivas propriedades e métodos.
A regra de negócio começa na "linha 36", onde faremos validações por meio dos métodos "set" para verificar se as propriedades nome e telefone estão preenchidas, caso contrario, a operação é abortada, impedindo que o cliente fique sem tais informações.
Muito bem, feito isso, só salvar. No próximo artigo, continuaremos nossas implementações, por ora, nossa camada Model está finalizada. Lembrando que, por ser um projeto exemplo, implementaremos apenas o cadastro de cliente. A partir desse modelo, você poderá implementar os demais cadastros.
Um grande abraço e até o próximo artigo.

Este artigo faz parte da série: Cadastro Delphi POO + MVC + DAO;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!