ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

26 de janeiro de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - Definições do projeto

cadastro delphi mvc poo dao definicoes projeto

Roteiro
1 - Introdução;
2 - Piada boba;
3 - Definições do projeto;
4 - Conclusão;

1 - Introdução

Olá gente maravilhosa. Se você está lendo este artigo, é porque provavelmente está acompanhando nossa série cadastro Delphi POO + MVC + DAO, isso nos deixa alegres. Então vamos lá, abra sua IDE Delphi neste exato momento...bom, sabemos que demora um pouco para abrir, enquanto isso, que tal rir um pouco com uma piadinha bem a nossa cara (programadores) kkk, se você já está com seu Delphi aberto, pode pular a piada se desejar, senão, vamos rir também um pouquinho.

2 - Piada boba

"Vão quatro engenheiros no carro, quando este enguiça. Cada engenheiro dá sua sugestão: Engenheiro mecânico: A caixa de velocidades deve ter quebrado. Engenheiro químico: Não concordo. O problema está na composição do combustível. Engenheiro eletrotécnico: Nada disso! É a bateria que está descarregada. Engenheiro informático: E se nós saíssemos e entrássemos novamente?"
Ah para vai, sabemos que neste momento você está rolando no chão de rir.

3 - Definições do projeto


Muito bem, a primeira coisa que faremos é criar uma pasta onde salvaremos nosso projeto exemplo. Sintam-se livres para colocar o nome que quiserem. Após isso, crie dentro desta pasta, quatro subpastas: model, view, controller e dao. Agora vamos para o Delphi, clique no menu "File/New/VCL Forms Application - Delphi" para criarmos um novo projeto. Agora, renomeie a propriedade "Name" do formulário para "FrmPrincipal". Ótimo, vamos salvar o projeto. A "Unit" referente ao formulário principal, salve dentro da pasta view criada anteriormente com o nome "uFrmPrincipal". O segundo arquivo que o IDE pede para salvar é o nome do projeto, então vá para a pasta raiz do projeto e salve-o com o nome "MVCDAO" ou o nome que desejar.
Muito bem, agora, adicione um componente "TButton". Vamos alterar algumas propriedades do formulário e do botão que acabamos de inserir. Segue a tabela com as alterações necessárias:

cadastro delphi tabela propriedades



No final, teremos uma tela mais ou menos parecida com esta:

tela principal cadastro delphi



4 - Conclusão

Show de bola, já demos o start no nosso projeto, no próximo artigo, iremos iniciar a implementação da nossa camada Model. Esperamos você lá, muito obrigado pela sua atenção, fiquem bem, um forte abraço.

Este artigo faz parte da série: Cadastro Delphi POO + MVC + DAO;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!