ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

23 de janeiro de 2018

Cadastro Delphi POO + MVC + DAO - DAO Pattern

design patterns padrao de projeto DAO

Aoooo meu povo e minha pova 😀, clipatequeiros do core, do coração 💓. Eu sei que muitos de vocês devem estar nos odiando por ter paralisado esta série maravilhosa. Sim, entendemos você perfeitamente, é realmente frustante estar acompanhando uma série e derrepente ela para ao meio. Mas, aproveitando o ensejo, já fica aqui o nosso conselho a você que deseja ser um programador excelente: nunca dependa de ninguém. É claro que nesta vida sempre aprendemos uns com os outros, mas não podemos ficar na dependência de ninguém, justamente para não criarmos frustrações futuras. Tudo o que fazemos aqui é compartilhar informações e experiências e assim o fazemos com muito carinho e alegria, da maneira mais simples possível. Nosso principal lema é fazer com que a programação não tenha esta aparência de uma besta de sete cabeças, um mostro, mas que tenha uma aparência tranquila, onde qualquer pessoa poderia aprender facilmente. Mas chega de blá blá blá, e vamos ao que interessa.

No artigo de hoje, falaremos um pouco, de maneira bem resumida, sobre o design patterns (padrão de projeto) DAO, que é muito utilizado em conjunto com o padrão de projeto MVC. Se você lembra do nosso segundo artigo desta série, nós apresentamos a você um pouco das características de cada camada do padrão MVC, se não lembra, fica tranquilo, dê uma pausa aqui, e acesse aqui o artigo.
Lá, vimos que a camada Model é responsável pela persistência dos dados, além de conter todas a classes com suas definições, regras de negócio que compõe o software.
O padrão DAO (Data Access Object), surgiu com a necessidade de separar a regra de negócio da persistência dos dados, que até então, era responsabilidade da camada Model, ou seja, agora a Model fica apenas com as regras de negócio e a persistência dos dados será gerenciada pelo padrão DAO. Temos agora dois padrões trabalhando em conjunto. Isso é perfeito, porque isolamos toda implementação referente a persistência de dados nesta "quarta camada", assim teremos um código mais limpo na Model e a lógica fica mais separada. Isso ajuda muito em futuras manutenções.
Vale ressaltar que muitos padrões de projetos funcionam perfeitamente em conjunto com outros. Um outro padrão que poderia ser aplicado em conjunto com o MVC e DAO, é o padrão Singleton por exemplo, que tem por objetivo garantir uma única instância na aplicação de uma determinada classe, muito aplicado a classe de conexão com banco de dados. Mas isso é um assunto para outro artigo.

Em suma, o padrão DAO vai fornecer todas as operações de CRUD e pesquisas, que por sua vez são gerenciadas por ele. Este padrão pode ser aplicado em aplicações que não utiliza MVC também, é importante lembrar disso, porém, usando-o em conjunto com o MVC, fica show. 
Bom galera, vamos parando por aqui, como dito anteriormente, foi apenas uma explicação bem resumida sobre o padrão DAO. Tudo isso vai ser melhor assimilado na prática, fiquem tranquilos, vamos criar um projeto exemplo juntos no decorrer desta série para aplicarmos na prática tudo o que estamos aprendendo nessa introdução teórica. No próximo artigo desta série, já iremos colocar a mão na massa, começando a implementar a camada Model. Até lá, um grande abraço.

Este artigo faz parte da série: Cadastro Delphi POO + MVC + DAO;

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!